Call us now:
A Workana é uma plataforma mundial de oferta e contratações de serviços freelancers e ao se cadastrar nela, você poderá oferecer diversos serviços, mas vamos entender melhor.
O que a plataforma Workana faz é uma intermediação entre uma pessoa ou empresa que estejam precisando de serviços, a diversos profissionais que se proponham a realizar estes serviços.
Além de conectar prestadores de serviços e clientes de todo o mundo, toda a negociação e entrega dos trabalhos é feita exclusivamente pela plataforma, ou seja, tudo online.
Ao se cadastrar, você terá acesso, diariamente, a centenas de propostas de serviços, podendo negociar prazos e valores com os contratantes e ter a segurança de receber seu pagamento, garantido pela Workana.
Vale a pena oferecer serviços através da Workana?
Para se ter uma ideia do potencial e da seriedade desta plataforma, hoje ela já conta com mais de 1,7 milhão de profissionais cadastrados.
Além disso, a Workana é utilizada por empresas como Uber e Ambev, por exemplo.
O cadastramento e oferta de serviços é gratuito (mas a empresa cobra uma taxa de comissão nas transações realizadas), apesar de que assinando alguns planos na plataforma, você terá acesso a muito mais oportunidades e poderá negociar com mais clientes.
Contudo, mesmo na opção gratuita, ainda assim você conseguirá ofertar seus serviços e arrumar bons negócios.
Como é o funcionamento?
A plataforma permite que os freelancers criem um perfil profissional e usem filtros de busca para encontrar trabalhos relacionados ao seu campo de atuação.
Basicamente, funciona da seguinte forma:
- Uma pessoa ou empresa publica um projeto e informa que tipo de profissional está procurando.
- A partir daí, os freelancers interessados enviam suas propostas e elas serão avaliadas pelo contratante.
- Após escolher o candidato mais qualificado para o serviço, a empresa efetua o pagamento da quantia combinada.
O valor só é repassado ao freelancer no ato da entrega do trabalho, mas em muitos casos, esse pagamento pode ser feito por etapas, ou seja, dependendo do tamanho do projeto, sempre que o profissional entregar uma parte dele, o contratante poderá liberar parte do pagamento, um valor proporcional ao que foi entregue.
Veja algumas das principais áreas em que são ofertadas propostas de trabalho temporário:
- Design e Multimídia, como: animações, vídeos, criação de posts, criação de sites, etc.
- Serviços de marketing digital: como assessoria em campanhas de anúncios para redes sociais e Google, e-commerce, etc.
- Escrita de artigos e e-books
- Tradução de textos
- Finanças e administração
- Tecnologia e programação
Quais serviços você poderá oferecer na área de fotografia?
Se você apenas se dedicar ao trabalho de fazer fotos, as oportunidades não serão muitas.
Você poderá conseguir projetos com demandas específicas, como fazer fotos e vídeos de uma determinada região para empresas do setor turístico ou até mesmo cobrir algum evento social ou político.
Entretanto, caso você aprenda a fazer edições de fotos e vídeos e também fotomontagens, aí você terá um leque muito maior de oportunidades.
Além da possibilidade de conseguir vários trabalhos de edição fotográfica, pois muitos fotógrafos terceirizam este serviço, também poderá pegar projetos de elaboração de criativos, como:
- Elaboração de posts para redes socias
- Edição e elaboração de vídeos comerciais curtos, para redes sociais e empresas de e-commerce.
- Fotografia de produtos, para empresas de e-commerce
- Edição criativa, usando fotomontagens, para serem usadas em e-books, perfis empresariais e de redes sociais, matérias para sites, etc.
Veja como fazer o cadastro na Workana
O cadastro na Workana é bem simples e a empresa permite criar novas contas se cadastrando através do Facebook ou Google.
Após o registro, o próximo passo é preencher o perfil com suas habilidades e publicar o seu portfólio, você pode divulgar até o seu perfil no Instagram ou sua página no Facebook, por exemplo, mas vale muito a pena construir um site próprio para servir de portfólio.
Essas informações serão avaliadas pelo cliente em conjunto com a proposta que você enviar.
Para começar a trabalhar como freelancer, é preciso acessar a opção “Encontrar projetos”, localizada na página inicial da Workana.
Depois que você encontrar um projeto do seu interesse, basta clicar no botão “Fazer uma proposta” para iniciar o processo de candidatura.
Para ter sucesso nessa plataforma, capriche na sua apresentação pessoal e deixe o seu perfil o mais completo possível.
E por fim, defina quanto vai cobrar pelo (leve em consideração a comissão cobrada pela Workana) e envie o orçamento.
Já pensou em trabalhar com design para mídias sociais? Saiba que é uma das profissões mais valorizadas do mercado.
Que tal fazer sucesso no Workana, ofertando serviços de design para redes sociais e faturar alto com a prestação de serviços?
Pois é, essa uma das profissões mais valorizadas do mercado e a demanda é mundial, ou seja, você vai poder oferecer esses serviços para qualquer cliente no mundo e melhor: poderá trabalhar de qualquer lugar!
Vamos te deixar um link aqui para um excelente curso voltado para quem quer viver das Redes Sociais, criando posts ou gerenciamento empresas nas Redes Sociais.
Você aprenderá todo o método para trabalhar com criação de posts ou também com a gestão completa de uma empresa nas Redes Sociais. Além disso, vai aprender a criar artes incríveis no Photoshop, animar artes no After Effects e a vetorizar logos no Illustrator.