Call us now:
O cálculo do salário líquido 2022 é que determina quanto o trabalhador receberá em sua conta. Afinal, existem diversos descontos e adicionais. Mas como ele é feito? Confira hoje, 08 de setembro, no Guia do Ex-Negativado, como acontece.
O cálculo é feito a partir do salário bruto, ou seja, do valor que ainda não considera os descontos. Continue lendo e veja como funciona e quais são as principais deduções da renda inicial.
O que é salário bruto e salário líquido?
O salário bruto corresponde à remuneração anotada na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) do empregado. Além desse valor, ele também inclui adicionais e gratificações.
Dentre os adicionais estão o pagamento de horas extras prestadas durante o mês. Também podem incluir o adicional noturno, por insalubridade ou por periculosidade.
Por outro lado, as gratificações se referem aos bônus por cumprimento de metas. Igualmente, ao adicional por ocupação de cargo de confiança.
Já o salário líquido, por sua vez, corresponde ao valor que realmente é pago em favor do trabalhador, que cai em sua conta, após a realização dos descontos.
Quais são os descontos abarcados pelo cálculo do salário líquido 2022?
A princípio, são dois os principais descontos que podem acontecer na remuneração do trabalhador: o de contribuição à Previdência Social e o de Imposto de Renda Retido em Fonte (IRRF).
Descontos de contribuição para o INSS
Mensalmente o trabalhador deve contribuir com a Previdência Social. É isso que dá a ele direito de fazer uso de benefícios do INSS, tais como auxílio-doença, pensão por morte e aposentadoria.
Os descontos podem ser de 7,5% a 14% da remuneração. Isso depende do valor do salário bruto do trabalhador.
Descontos do cálculo do salário líquido: IRRF
Outro dos descontos que se aplicam no cálculo do salário líquido 2022 condiz ao Imposto de Renda Retido em Fonte. Quem recebe até R$ 1.903,98 mensais, porém, não precisa se preocupar com ele, pois há isenção.
Para os demais trabalhadores os descontos variam entre 7,5% a 27,5% da remuneração. Ainda, a existência de dependentes financeiros também impacta no cálculo.
Outros descontos sobre o salário bruto
Por fim, saiba que também existem outros descontos que podem ser inclusos no cálculo do salário líquido 2022. São eles:
- Pensão alimentícia;
- Empréstimo consignado (até 30% do salário);
- Plano de saúde ou odontológico com coparticipação do trabalhador;
- Vale-transporte (até 6% do valor do salário bruto);
- Contribuição sindical, etc.
Cálculo do salário líquido 2022: há desconto de FGTS?
O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é uma parcela completamente suportada pelo empregador. Ou seja, ele não gera descontos no salário do trabalhador, pois não faz parte da remuneração bruta.
Portanto, ele pode até mesmo aparecer no holerite, contudo não tem desconto no salário, uma vez que é pago à parte.