Call us now:
O calendário PIS/Pasep 2023 referente a 2021 já iniciou seus pagamentos. Desse modo, trabalhadores da iniciativa privada e servidores públicos já podem resgatar o abono salarial que lhes é de direito.
O pagamento em 2023 tem como ano-base o ano de 2021, uma vez que não houve pagamento dos abonos no ano retrasado; em resumo, o calendário geral está em atraso. Assim, as regras devem ser vistas à luz do que aconteceu há dois anos.
Confira no Guia do Ex-Negativado quem serão os novos beneficiários do abono salarial que, neste ano, tem como ano-base o ano de 2021. Assim, fique por dentro das liberações e não perca seu dinheiro quando ele ficar disponível!
Calendário PIS/Pasep 2023 referente a 2021: Pagamentos começaram em 15/02 e vão até 17/07
O PIS se volta aos trabalhadores da iniciativa privada e é pago pela Caixa Econômica (CEF). Por outro lado, o Pasep é o abono dos servidores e seu pagamento é feito pelo Banco do Brasil (BB). Apesar destas diferenças, as regras para os benefícios são as mesmas.
Os calendários, embora iniciados no mesmo dia e com previsão para terminarem na mesma data, seguem quesitos diferentes para determinar os dias de liberações para os trabalhadores.
Calendário do PIS
A determinação dos pagamentos do PIS ocorre de acordo com o mês de aniversário dos trabalhadores. Os próximos beneficiados serão os nascidos em março e abril, veja:
- Janeiro: 15 de fevereiro;
- Fevereiro: 15 de fevereiro;
- Março: 15 de março;
- Abril: 15 de março;
- Maio: 17 de abril;
- Junho: 17 de abril;
- Julho: 15 de maio;
- Agosto: 15 de maio;
- Setembro: 15 de junho;
- Outubro: 15 de junho;
- Novembro: 17 de julho;
- Dezembro: 17 de julho.
Calendário do Pasep
Por outro lado, este abono considera o último número de inscrição do servidor público no Pasep para determinar os dias de liberação de valores. Veja:
- 0: 15 de fevereiro;
- 1: 15 de março;
- 2: 17 de abril;
- 3: 17 de abril;
- 4: 15 de maio;
- 5: 15 de maio;
- 6: 15 de junho;
- 7: 15 de junho;
- 8: 17 de julho;
- 9: 17 de julho.
Quem será beneficiado pelo calendário PIS/Pasep 2023 referente a 2021?
Para que os trabalhadores – independentemente se servidores ou trabalhadores da iniciativa privada – recebam o abono, devem cumprir com algumas regras.
Uma vez que neste ano o pagamento se refere ao 2021, as normas devem ser analisadas à luz do que ocorreu há dois anos. Confira quais regras são essas:
- Remuneração de até dois salários mínimos;
- 5 anos de inscrição no PIS/Pasep;
- Ao menos 30 dias de prestação de serviços com carteira assinada;
- Dados atualizados e constantes na Rais entregue pelo empregador.
Portanto, quem preencher esses requisitos poderá ser beneficiado pelo pagamento do calendário do PIS/Pasep 2023 referente a 2021. O pagamento da CEF ocorre pelo Cartão Cidadão, conta caixa e Caixa Tem; já o do BB, para servidores, é direto em conta.
Quer saber mais sobre benefícios sociais e trabalhistas? Então não deixe de contar com o App do Guia. Diariamente ele reúne notícias, dados e dicas para ajudar você a garantir seus direitos e aproveitar oportunidades financeiras! Conheça agora mesmo!