Call us now:
Como receber Auxílio Gás? Os pagamentos do benefício de outubro estão chegando ao fim. Com isso, fica a expectativa dos próximos pagamentos, inclusive para novos beneficiários.
O benefício garante às famílias beneficiadas o recebimento do valor correspondente a 1 botijão de gás, conforme média do preço nacional.
Vai ter Auxílio Gás no mês de dezembro?
Sim, vai. O programa que realiza pagamentos bimestrais permanece válido, de modo que as próximas liberações ocorrerão em dezembro.
Até lá, os pagamentos ainda corresponderão a 100% do valor da média nacional do preço de um botijão de gás.
Isso é o que garante o Decreto 11.541/2023. Todavia, ele somente garante o custeamento integral do valor do botijão até o final deste ano.
Desse modo, caso não haja um novo decreto neste sentido, a partir de 2024 o Auxílio Gás cobrirá apenas 50% do valor do botijão.
Como saber se vou receber o Auxílio Gás em dezembro?
Quem recebeu o Auxílio Gás nos demais pagamentos do ano e continua se enquadrando nos requisitos do programa, também o receberá em dezembro.
Tanto neste caso quanto no de quem aguarda a inclusão no programa que custeia botijões de gás de cozinha é possível acompanhar o benefício pela internet.
Para isso, basta utilizar o aplicativo Bolsa Família. Ali, na aba de benefícios, as famílias encontram informações sobre o programa de redistribuição de renda e sobre o Auxílio Gás.
Quais as datas do Auxílio Gás?
Os pagamentos do benefício ocorrem de dois em dois meses. Eles acompanham o calendário do Bolsa Família. Portanto, é possível receber o Auxílio Gás junto de outros valores.
Confira as datas de pagamento do Bolsa Família e do vale gás em dezembro, definidas pelo último número do NIS das famílias participantes dos programas:
- 1: 11 de dezembro de 2023;
- 2: 12 de dezembro de 2023;
- 3: 13 de dezembro de 2023;
- 4: 14 de dezembro de 2023;
- 5: 15 de dezembro de 2023;
- 6: 18 de dezembro de 2023;
- 7: 19 de dezembro de 2023;
- 8: 20 de dezembro de 2023;
- 9: 21 de dezembro de 2023;
- 0: 22 de dezembro de 2023.
Quanto posso receber no Auxílio Gás de dezembro?
Os valores variam de acordo com o mês de pagamento. Em outubro, o benefício foi de R$ 106.
Desse modo, o valor aplicável em dezembro deverá ser divulgado próximo às datas de liberação.
Quem pode receber o Auxílio Gás?
Pode recebê-lo as famílias que tenham renda per capita de até R$ 600.
Ou seja, ao somar as rendas do lar e dividir o resultado da soma pelo número de pessoas que residem conjuntamente, o resultado não pode ultrapassar 600.
Além disso, famílias que tenham integrantes que recebem Benefício de Prestação Continuada (BPC Loas) também têm direito de receber o Auxílio Gás.
Para isso, tanto em um caso quanto no outro, é necessário que a família tenha inscrição no Cadastro Único. Os dados devem ser mantidos atualizados a cada 24 meses, no máximo.
Como receber o Auxílio Gás?
Não há necessidade de solicitar o benefício. Basta ter um cadastro no CadÚnico e mantê-lo atualizado.
Quem não estiver com as informações em dia ou, então, ainda não possuir inscrição no Cadastro Único, deve procurar o CRAS mais próximo.
Por que eu não recebo o Auxílio Gás?
Muitas vezes, mesmo pessoas que preencham os requisitos do benefício não o recebem.
Isso decorre especialmente das filas do programa e do orçamento limitado que ele possui. Por isso, nem todos que se encaixam nas suas regras podem recebê-lo.
De modo geral, a preferência na inclusão ao programa é de famílias que estejam em situação de extrema pobreza.