Call us now:
Como saber se meu Bolsa Família foi desbloqueado? – Ter o cadastro para o programa social do Governo bloqueado é motivo de apreensão para milhões de brasileiros, gerando também dúvidas sobre como saber se já foi desbloqueado ou o que precisa fazer para isso.
Por se tratar do maior programa de transferência do país, o Bolsa Família mexe com milhões de brasileiros em situação de vulnerabilidade social e que veem no benefício a possibilidade de aumentar a renda mensal.
No entanto, há também os cadastros de pessoas que buscam o benefício mesmo sem sequer ter direito a recebe-lo por razões financeiras incompatíveis.
De acordo com o Governo, os cadastros inadequados ou tentativas de aplicar “golpes” nos cofres públicos são as principais razões para em muitos casos o “pente fino” do Ministério do Desenvolvimento atingir beneficiários que possuem direito real.
Assim sendo, será que existem maneiras de conseguir reaver o benefício e ter o cadastro desbloqueado? O Guia do Ex-Negativado mostra com detalhes abaixo. Fique ligado até o fim do texto!
Como saber se meu Bolsa Família foi desbloqueado?
A Caixa Econômica Federal é o banco responsável por repassar os valores do Bolsa Família aos beneficiários e, portanto, também se responsabiliza em partes pela gestão do programa junto aos cidadãos.
Em seu site oficial, a Caixa informa que uma carta é enviada para as famílias que são selecionadas. No entanto, há possibilidades de consultar a situação cadastral de forma mais rápida, sem sair de casa.
Duas delas são pelos apps Bolsa Família e Caixa Tem. Confira:
Consultar Bolsa Família pelo aplicativo:
- Faça o download do aplicativo Bolsa Família em seu smartphone, disponível para Android e iOS;
- No app do Bolsa Família, você terá a opção de acesso usando o seu CPF ou o NIS (Número de Identificação Social);
- Escolha a opção de login preferida e siga as instruções para acessar a sua conta;
- Depois de entrar no aplicativo, você poderá verificar se seu cadastrado está desbloqueado ao notar se possui saldo a receber referente ao Bolsa Família, tanto de meses anteriores quanto para os meses futuros.
Continue lendo: Aplicativo Bolsa Família indisponível: Como consultar pagamentos?
Aplicativo Caixa Tem:
- Faça o download do aplicativo Caixa Tem em seu smartphone, disponível para Android e iOS;
- No Caixa Tem, você precisará fazer o login usando o seu CPF e a senha que foram cadastrados previamente no aplicativo;
- Após o login bem-sucedido, você terá acesso a diversas funcionalidades relacionadas à Caixa Econômica Federal, incluindo serviços como o recebimento de benefícios sociais, como o Bolsa Família;
- Acesse o menu “Bolsa Família” e verifique se o seu cadastro está desbloqueado.
Outras opções são por ligações telefônicas:
- 121 ou 0800 707 2003, do Ministério do Desenvolvimento Social;
- 111, da central de atendimento da Caixa Econômica Federal.
Quanto tempo demora para desbloquear o Bolsa Família que foi bloqueado?
Ao ter o benefício bloqueado, é necessário aguardar que o Ministério do Desenvolvimento faça novamente o processo de análise da sua inscrição familiar no CadÚnico.
O MDS analisa mensalmente todos os cadastros referentes ao CadÚnico justamente com o objetivo de remover ou adicionar novos beneficiários aos programas sociais para os quais as famílias podem ter direito.
No caso de quem teve o Bolsa Família bloqueado, é necessário aguardar pelo menos entre 30 a 45 dias para verificar novamente se a situação cadastral mudou (seguindo os passos mostrados acima).
Isso porque este é o prazo médio dado pelo Ministério do Desenvolvimento para analisar um novo cadastro que surge como pendente.
Quem teve o Bolsa Família bloqueado pode voltar a receber?
Sim! Desde que seja averiguado que o cadastro familiar em questão é compatível com as regras vigentes no Bolsa Família, é possível voltar a receber.
Vale ressaltar que a principal regra para ser aprovado no Bolsa Família é ter renda familiar mensal de até R$ 218 por pessoa da casa.
Leia mais: Tem como consultar Bolsa Família pelo nome? Veja como saber se você vai receber
Como saber se vou voltar a receber o Bolsa Família?
Só é possível saber se irá voltar a receber o Bolsa Família após todo o processo de análise feito pelos órgãos responsáveis por aprovar novos cadastros no programa do Governo Federal.
Ou seja, é necessário aguardar entre os 30 a 45 dias para saber se passou ou não na análise socioeconômica feita pelo MDS. Caso a resposta seja negativa, o prazo deve ser contado novamente para aguardar a próxima avaliação.
Quando o Bolsa Família é desbloqueado recebe as parcelas atrasadas?
Em alguns casos, sim!
Quando o benefício é bloqueado por erro na análise do Governo as parcelas anteriores são pagas mesmo em atraso.
No entanto, caso um cadastro tenha sido bloqueado por ter saído dos requisitos e, futuramente, voltado a ser aprovado, então nesse caso não terá direito a receber o retroativo do benefício.
Leia também: