Call us now:
Consultar o número da carteira de trabalho é algo simples e que pode garantir o acesso do trabalhador a uma série de informações sobre seus vínculos de emprego.
Além disso, o número também é importante para que sejam possíveis registros de novos trabalhos. Veja no Guia do Ex-Negativado como consultá-lo e tire suas dúvidas sobre o documento!
O que é carteira de trabalho?
A carteira de trabalho é um documento que registra os vínculos de emprego que uma pessoa teve ao longo da vida.
Além dos contratos, ela também registra detalhes como salário, alterações salariais e de cargo, concessão de férias e data de admissão e de rescisão.
Ainda, é possível utilizá-la, em sua versão digital, para ter acesso a benefícios, como é o caso do seguro-desemprego.
Como consultar número da carteira de trabalho?
É possível fazer essa consulta de diferentes maneiras e todas elas são práticas e fáceis.
Uma delas corresponde à consulta disponível no site do Portal Emprega Brasil. Veja como usá-lo para consultar o número da carteira de trabalho:
- Acesse o portal;
- Clique em “Entrar com Gov.br”;
- Então, faça seu login com o número do CPF e a senha;
- Dentro do sistema, clique em “Informações pessoais” > “CTPS”;
- O número da carteira de trabalho aparecerá na parte inferior da página.
Além disso, também é possível utilizar o próprio aplicativo da Carteira de Trabalho Digital para conferir o número do documento. Aliás, ali estão diversas informações importantes para o trabalhador.
Veja o passo a passo de como usar o app para consultar o número de inscrição:
- Abra o aplicativo Carteira de Trabalho Digital e clique em “Entrar”;
- Acesse-o com sua conta Gov.br;
- Então, na tela inicial você terá acesso a uma série de dados, inclusive ao número da carteira de trabalho.
Por que o número da carteira de trabalho é igual ao CPF?
Conforme o portal Emprega Brasil, a unificação dos números aconteceu junto com a formalização da Carteira de Trabalho Digital como versão oficial do documento, para contratações e informações referentes aos vínculos de emprego.
“A CTPS Digital, agora com validade jurídica, utilizará como número chave o CPF. Para as empresas que aderiram ao eSocial, o número de CPF será suficiente para fins de contratação”.
Como consultar a carteira de trabalho pelo CPF?
Para isso basta você usar o seu cadastro Gov.br, que também usa o CPF como login.
Como solicitar a carteira de trabalho?
Na verdade, sequer é necessária uma solicitação. Basta acessar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital e pronto, seu documento estará criado!
Para isso, baixe o aplicativo pela loja de apps do seu celular. Em seguida, faça a instalação e acesse o portal com seu cadastro Gov.br, com CPF e senha.
É preciso tirar carteira de trabalho física?
De modo geral, não, pois desde 2019 a versão digital do documento tem a mesma validade que o de formato físico, de modo que o substituiu completamente.
A exceção abarca trabalhadores que prestam serviços para órgãos públicos ou em organismos internacionais.
Neste caso, para obter a carteira física, mande um e-mail para o endereço [email protected]. Basta trocar o “uf” pela sigla do seu estado.
Por exemplo, quem reside em Minas Gerais deverá enviar e-mail para [email protected], enquanto quem reside no Paraná usará o endereço eletrônico [email protected].
Quem já possuía a carteira física antes da emissão da digital deve, preferencialmente, guardar o documento. Isso é importante para eventuais erros na migração de dados para o aplicativo.
Como faço para saber o número do meu PIS?
Além de consultar o número da carteira de trabalho, você também pode usar o aplicativo dela para descobrir o número do PIS (Programa de Integração Social).
Ele representa tanto um registro quanto um benefício que é pago anualmente, o abono salarial.
Veja como consultar o número do PIS na Carteira de Trabalho Digital:
- Para começar, acesse o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital;
- Em seguida, clique em entrar e faça seu login;
- Na página inicial, clique em “Contratos” e, depois, no sinal de soma (+);
- Pronto! O número do PIS aparecerá na tela junto a outros dados do seu último vínculo de emprego.
O que significa CTPS na carteira digital?
CTPS é a sigla que corresponde à Carteira de Trabalho e Previdência Social.
Portanto, nada mais é do que o documento de registros de vínculos de empregos e dados decorrentes deles.
Comumente, o termo CTPS se aplicava à carteira física, mas ele também representa o documento digital, pois apenas se diferenciam quanto ao formato, uma vez que as informações contidas são as mesmas.
Posso ter mais de um vínculo de emprego ativo na carteira de trabalho?
Sim, pode, pois a lei trabalhista vigente no Brasil não impede que uma pessoa mantenha dois vínculo concomitantemente.
Para isso, é claro, basta que haja a compatibilidade de horários.
Além disso, o trabalhador não pode prestar serviços, simultaneamente, em empresas que são concorrentes entre si. Ou seja, que exerçam a mesma atividade-fim.