Call us now:
Lista negra Banco Central – Consumidores brasileiros costumam temer a negativação em órgãos como SPC e Serasa, mas sabia que o seu CPF pode estar na lista negra do Banco Central? É isso mesmo. E o que significa estar nela? Como sair desse suposto roll indesejado? É o que o Guia do Ex-Negativado mostra hoje na sequência deste texto.
O que é a lista negra do Banco Central e o que quer dizer estar nela?
A lista negra do Banco Central é um cadastro de pessoas físicas e jurídicas que apresentam irregularidades ou restrições junto ao sistema financeiro nacional, fazendo parte do Sistema de Informações de Crédito (SCR).
No entanto, não é exatamente uma lista, mas, sim, um conjunto de informações sobre cada consumidor, contendo dados positivos, mas também as irregularidades.
Essas irregularidades podem ser, por exemplo, atrasos no pagamento de empréstimos, cheques sem fundo, dívidas em cartões de crédito ou outras dívidas financeiras que possam estar ligadas ao seu CPF.
O que acontece ao ter o nome na “lista negra” do Banco Central?
Ter o nome na “lista negra” do BACEN quer dizer que o seu cadastro consta como mau pagador em razão de dívidas não pagas até o momento da consulta.
A principal consequência é a impossibilidade de obter empréstimos, financiamentos e cartões de crédito. Isso porque, todos os bancos analisam não só dados da Serasa, mas também do próprio SCR para conceder crédito.
Ou seja, gera uma dificuldade ainda maior na obtenção de crédito no mercado, já que, por estar registrado como mau pagador, perde a credibilidade.
Como saber se o meu nome está na ‘lista negra’ do Banco Central?
A consulta ao Extrato de Registros é feito mediante acesso via Registrato, que é a ferramenta do Banco Central.
Para isso, os passos são os seguintes:
- Dentro do aplicativo do seu próprio banco, procure no menu pela opção “Registrato Banco Central”;
- Ao clicar na aba, será necessário preencher um cadastro com seu nome, CPF e pin de acesso;
- Após a validação do seu acesso, o usuário é direcionado ao site do Banco Central, que solicitará dados adicionais para permitir a consulta aos registros;
- A partir daí, poderá acesso ao seu perfil financeiro, contendo relatórios fornecidos de chaves Pix, empréstimos e financiamentos, contas e relacionamentos em bancos e outras situações.
Como tirar o nome da lista de irregularidades do Banco Central?
Vale destacar que a inclusão nessa lista não é nenhum tipo de condenação, mas sim um registro das irregularidades cometidas e que, caso haja a regularização da situação, o nome pode ter mais informações positivas do que negativas para a análise.
Para isso, é necessário limpar seu nome na Serasa, o que significará quitar dívidas que estão pesando em seu CPF.
App grátis para controle de gastos e notícias sobre finanças
O App do Guia é a solução perfeita para quem busca manter o controle financeiro, conhecer as melhores oportunidades de investimento e estar atualizado com as notícias e tendências do mercado.
Com ele, você pode gerenciar seus gastos de forma eficiente, tomar decisões financeiras e estar preparado para o futuro.
Clique aqui e acesse gratuitamente o nosso App do Guia!