Call us now:
Margem consignado 2023 do INSS – A margem consignável do INSS é uma porcentagem do valor do salário/benefício recebido por aposentados e pensionistas do que pode ser comprometida mensalmente para o pagamento de empréstimos consignados.
Por se tratar do fator limitante para empréstimos consignados, a procura sobre até quanto pode usar do benefício mensalmente costuma levantar dúvidas entre os próprios beneficiários.
Afinal de contas, qual é a margem para empréstimo consignado do INSS em 2023? Explicaremos aqui no Guia do Ex-Negativado os limites e a divisão da margem consignável, bem como taxas de juros aplicadas.
Margem consignado 2023 INSS: até quanto pode usar para empréstimos?
De acordo com as regras vigentes em 2023, a margem para consignado está na casa dos 45% do salário mensal.
Essa margem, entretanto, possui uma divisão específica entre produtos consignáveis.
São 35% destinados a empréstimo pessoal consignado; 5% para cartão de crédito consignado e 5% ao cartão de benefício consignado.
Recebo salário mínimo, quanto posso usar da margem do consignado?
Para aposentados e pensionistas do INSS que recebem um salário mínimo (R$ 1.320), houve um aumento na margem de consignação em maio, com o reajuste do piso nacional.
Sendo assim, a quantia máxima que se pode comprometer do salário mensal é R$ 462 para o pagamento de parcelas todos os meses.
Para quem recebe mais do que um salário mínimo, poderá gastar mais por mês com o pagamento de parcelas de empréstimos, de forma proporcional ao salário que recebe do INSS, não podendo passar de 35%.
Taxa de juros do empréstimo consignado para INSS 2023
Em março deste ano, foi definida a taxa de juros máxima 1,97% ao mês para contratos de empréstimos consignados para beneficiários do INSS.
As condições de pagamentos se mantêm, com o valor da parcela mensal sendo retirada automaticamente do benefício recebido.
Já o prazo de pagamento pode ser de até 72 meses.
Leia também:
- Auxílio cuidador INSS: quem tem direito e como solicitar (adicional de 25% na aposentadoria)
- Quanto tempo demora a análise do INSS à distância? Prazos aplicáveis para cada benefício
- Alerta do INSS: mulheres de todo o país estão perdendo salário-maternidade por causa disso
Antes de terminar de ler, se você deseja um local gratuito acompanhar seus direitos para garantir sua segurança e ficar por dentro dos benefícios oferecidos. E para ajudar você nessa missão, temos uma novidade incrível: o App do Guia!
Com ele, você terá acesso diário e gratuito a dicas e notícias importantes sobre seus direitos e benefícios. Tudo na palma da sua mão! Acesse diariamente o App do Guia.