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Mochila da raposa – A marca originária da Suécia, Fjallräven, mundialmente conhecida por suas mochilas que ostentam o emblemático símbolo de uma raposa, está preparando terreno para uma nova empreitada no mercado brasileiro.
Com uma identidade que ressoa fortemente entre os jovens de estilo “hipster”, a Fjallräven tem seu nome associado tanto a ambientes urbanos quanto naturais, oferecendo uma linha de produtos voltada para atividades ao ar livre.
Comércio eletrônico e a força da empresa
Sua estética minimalista e funcional tem conquistado seguidores leais, entretanto, os preços que variam entre R$699 e R$2,6 mil podem pegar alguns consumidores de surpresa.
A marca enfatiza a durabilidade e qualidade como um apelo ao consumo responsável, buscando promover compras que perdurem no tempo.
O líder da Core Company, Fabricio Luzzi, responsável pela operação da marca no Brasil, em entrevista para o Estadão, colocou em destaque a visão de longo prazo da empresa, que busca mais do que apenas vender produtos, mas sim um estilo de vida voltado para o exterior.
A Fjallräven já mantém cerca de 60 revendedores no país, porém, impressionantes 80% de suas vendas são realizadas através de seu próprio comércio eletrônico.
O que a mochila da “raposa” tem de especial?
Katherine Sresnewsky, especialista em análise de mercados de produtos luxuosos da ESPM, examinou o êxito global da marca.
Para ela, esse fenômeno, amplamente reconhecido no Brasil e além-fronteiras, se baseia em uma combinação de fatores-chave.
A primeira peça desse quebra-cabeça é a construção da marca, que tem se destacado por estar alinhada a questões de responsabilidade e impacto.
Entende-se, portanto, que ela ganha pontos ao abraçar valores ambientais, sociais e de governança, o que atrai consumidores que consideram esses fatores na escolha de seus produtos.
Outro ponto é o posicionamento da marca. Os produtos são vistos como pertencentes ao segmento de alta qualidade.
Isso se traduz em uma oferta que vai além do material, transmitindo exclusividade e qualidade superior. Esse apelo é relevante para um grupo de consumidores que busca produtos diferenciados.
A também adotou uma abordagem global que atravessa fronteiras e atinge diversos mercados. Isso não apenas aumenta a visibilidade da marca, mas também cria uma narrativa coesa que ressoa com diferentes públicos.
Projeto visa expandir para América Latina
O plano de expansão, que tem como alvo São Paulo e Rio de Janeiro, traz consigo uma visão ousada de conquistar o potencial de crescimento que o mercado de luxo na América Latina oferece.
Um mercado que já atrai nomes de peso como Prada e Chanel.
Além das mochilas da “raposinha” que carregam o DNA da marca, a Fjallräven também oferece uma gama de produtos de vestuário especialmente desenvolvidos para atividades ao ar livre.
Seu ícone, a mochila Kanken, originalmente criada em 1978 para proporcionar conforto no transporte de material escolar para crianças, se mantém como um pilar da empresa.
Embora seu nome oficial seja uma palavra de origem sueca, no Brasil, a marca ficou popularmente conhecida como “mochila da raposinha”, graças à pronúncia única da língua sueca.
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