Programa Resgate Social 2023 é verdade? Governo libera dinheiro? Resposta oficial foi dada

Programa Resgate Social 2023 – A Internet é o melhor canal para se manter informado quanto a novidades, mas também é o campo preferido dos golpistas que buscam encontrar vítimas desavisadas.

Geralmente, os golpes são acompanhados por promessas de dinheiro fácil ou até de cadastros em programas sociais, utilizando inclusive o nome de órgãos públicos, na tentativa de aumentar a “credibilidade”.

Além disso, golpes são lançados nas redes sociais e, principalmente, via WhatsApp, em momentos estratégicos, por exemplo enquanto o Banco Central possui um programa oficial para devolução de dinheiro esquecido em bancos, tentando confundir cidadãos.

E quanto ao Programa Resgate Social 2023, existe de verdade? O Guia do Ex-Negativado desvenda tudo para você abaixo. Confira!

Programa Resgate Social 2023: governo libera dinheiro para a população?

Não, não é verdade! O programa Resgate Social não existe e foi criado por golpistas, com o intuito de enganar beneficiários de programas sociais ou simplesmente cidadãos que utilizam Pix ou cartões de crédito com frequência.

Isso porque, a fake news que circula na Internet afirma que o governo federal é quem está devolvendo valores usados por consumidores.

No site gov.br, que é a plataforma oficial do Governo Federal, há a confirmação de que o programa Resgate Social é uma farsa inventada por criminosos:

“É falso que o Governo Federal esteja devolvendo valores de Pix e Cartão de Crédito. Postagens inverídicas citam um decreto fictício que criaria um suposto “Programa Resgate Social 2023”. O conteúdo simula uma notícia em um site conhecido. Além do decreto e o tal programa sequer existirem, o Pix é gratuito para pessoas físicas. O sistema é mantido pelo Banco Central do Brasil”.

Não só isso, empresas de cartões de crédito também garantem não existir quaisquer programas que devolvam valores pagos nas faturas.

Como não cair em golpes na Internet?

O primeiro ponto é sempre verificar a fonte da informação. Imagens e vídeos podem ser manipulados para distorcer a realidade.

Verifique a autenticidade de imagens ou vídeos suspeitos, procurando por informações adicionais ou por outras fontes confiáveis que possam corroborar os fatos apresentados. Por exemplo, vá ao site ou jornal que é apresentado como fonte da suposta notícia.

Caso seja um programa vinculado ao nome do Governo Federal, o caminho mais fácil para confirmar a informação é acessando o site gov.br, que é onde todas as publicações oficiais da Presidência da República são feitas.

É fundamental estar atento às técnicas comuns usadas em fake news, como informações fora de contexto, distorções, boatos e benefícios falsos, como o suposto Programa Resgate Social 2023.

Quanto mais você souber sobre as táticas utilizadas, mais preparado estará para identificar notícias falsas.

Por fim, se você deseja um local gratuito acompanhar seus direitos para garantir sua segurança e ficar por dentro dos benefícios oferecidos. E para ajudar você nessa missão, temos uma novidade incrível: o App do Guia!

Com ele, você terá acesso diário e gratuito a dicas e notícias importantes sobre seus direitos e benefícios. Tudo na palma da sua mão! Acesse diariamente o App do Guia.

Leia também: Golpe do presente, da conta bancária e outros se multiplicam; Brasil é líder em dados vazados

Deixe um comentário