Quais documentos levar no CRAS Auxílio Brasil? O que é preciso para fazer o cadastro

Quais documentos levar no CRAS para o Auxílio Brasil – A única forma de se inscrever em programas sociais do governo é por intermédio do Cadastro Único, ferramenta usada pelos órgãos públicos para definir quem tem direito a benefícios.

O CadÚnico, como é mais conhecido, é feito em um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que está presente em praticamente todos os municípios brasileiros, com foco em auxiliar cidadãos a conquistarem seus direitos junto ao governo.

Sendo assim, é inicialmente comparecendo a um CRAS que poderá se inscrever no Auxílio Brasil (agora chamado de Bolsa Família). Saiba aqui no Guia do Ex-Negativado a documentação necessária e o que fazer para buscar o cadastro.

Quais documentos levar no CRAS para o Auxílio Brasil

O Cadastro Único deve ser feito por um representante familiar (RF), que será responsável por registrar todos os membros que residem na mesma casa. Ou seja, só é preciso que o RF compareça no dia do cadastro.

Ao comparecer a um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para realizar o Cadastro Único, o Responsável Familiar deve levar consigo os seguintes documentos:

  • RG com CPF de todos os membros da família; ou
  • Outro documento de identificação válido juntamente com o CPF de todos os membros da família.

Segundo o site gov.br, esses são os únicos documentos obrigatórios e que já permitem o cadastro de qualquer pessoa no CadÚnico.

Além desses documentos, existem outros que podem ser levados para agilizar o processo de aprovação e ampliar as possibilidades de inclusão em programas sociais, como o Bolsa Família.

Esses documentos adicionais são os seguintes:

  • Contas de água, luz ou telefone, que podem servir como comprovante de residência;
  • Comprovante de renda de todos os membros da família para confirmar a renda declarada;
  • Comprovante de matrícula escolar das crianças e jovens em idade escolar;
  • Laudo ou relatório médico, caso haja algum membro da família com deficiência;
  • Comprovação de exames pré-natal, caso haja alguma grávida na família.

Ter esses documentos em mãos é fundamental para realizar o Cadastro Único de forma adequada e ter mais chances de participar de programas sociais e receber os benefícios apropriados.

Além do mais, é fundamental cadastrar todas as pessoas da família, principalmente se houver crianças e grávidas, já que há valores adicionais no Bolsa Família para esse público.

Saiba também: Quantos membros da família podem receber o Auxílio Brasil? Assunto ainda gera dúvidas

Como encontrar um CRAS

É possível verificar todos os postos do CRAS em sua região, além de outros órgãos vinculados ao Ministério do Desenvolvimento Social através do endereço aplicacoes.mds.gov.br/sagi/mops/serv-mapa.

Outra possibilidade, mais simples, é consultar o Google Maps para verificar onde há um CRAS mais próximo.

Os sites oficiais das prefeituras também mostram endereços e telefones dos centros da região.

Leia também: Programa Resgate Social 2023 é verdade? Governo libera dinheiro? Resposta oficial foi dada

Antes de terminar de ler, se você deseja um local gratuito acompanhar seus direitos para garantir sua segurança e ficar por dentro dos benefícios oferecidos. E para ajudar você nessa missão, temos uma novidade incrível: o App do Guia!

Com ele, você terá acesso diário e gratuito a dicas e notícias importantes sobre seus direitos e benefícios. Tudo na palma da sua mão! Acesse diariamente o App do Guia.

Deixe um comentário