Call us now:
Quem solicitou o afastamento por incapacidade temporária pode fazer a consulta ao benefício do INSS de auxílio doença pela internet. Com isso, é possível acompanhar a análise e a eventual concessão do pedido ao segurado da Previdência Social.
O benefício se volta aos trabalhadores que estão, temporariamente, impedidos, ainda que de forma parcial, de prestar serviços para garantir seu sustento. Para isso, o solicitante deve passar por uma perícia médica que analisará suas condições de saúde.
Acompanhe o Guia do Ex-Negativado e saiba como acompanhar o pedido e consultar sua concessão. Abaixo você encontra o passo a passo para isso e outras informações relevantes sobre o auxílio-doença.
Como fazer a consulta do benefício do INSS de auxílio doença?
O governo disponibiliza o canal Meu INSS, que possui versão em aplicativo para celular e em site para acesso pelo navegador da web, para que os segurados da Previdência possam realizar pedidos e acompanhar solicitações.
Por ele, então, é possível saber a quantas anda o seu pedido de auxílio doença. A consulta, todavia, requer que o trabalhador já tenha feito a perícia médica, pois é ela quem determina a existência de incapacidade, requisito para receber o benefício.
Assim, caso você já tenha passado pela perícia e queira fazer a consulta do benefício de auxílio doença do INSS, siga este passo a passo:
- Para começar, acesse o Meu INSS e faça o login com o número do CPF e a senha;
- Logo depois, em “Outros serviços”, clique em “Resultado do Benefício por Incapacidade”.
Ali, então, estarão informações sobre o resultado da perícia. Aliás, saiba que ele fica disponível a partir das 21h do mesmo dia em que ela ocorrer.
Além disso, será possível conferir se o INSS já tem uma resposta à sua solicitação. Isto é, se houve deferimento dele ou não.
Quando começa o pagamento do benefício?
Caso ao fazer a consulta ao benefício do auxílio doença do INSS você se depare com a informação de deferimento da concessão, parabéns! Isso significa que você será afastado do trabalho e receberá um valor mensal.
Todavia, cuidado. O pagamento não inicia imediatamente.
Primeiramente, você receberá, em sua casa, a Carta de Concessão de Benefício. Nela estarão dados como o valor do auxílio-doença e onde será o primeiro pagamento dele.
Depois, ainda levam alguns dias (ou semanas) para o pagamento do benefício. Você pode acompanhar a primeira liberação pelo mesmo local em que fez a consulta ao benefício auxílio doença do INSS. Basta clicar nas opções de extrato.
Quem pode receber o auxílio-doença?
O benefício de auxílio doença do INSS é exclusivo para trabalhadores segurados do INSS, que superaram a carência (12 meses) e que não tenham capacidade (física ou mental) de prestar serviços, ainda que temporariamente.
Leia agora: Aprenda como fazer a portabilidade de benefício INSS e mude de banco quando quiser
Baixe e acompanhe o App do Guia para saber mais sobre os direitos dos segurados do INSS! Nele você encontra, de forma gratuita, informações e dicas sobre benefícios e finanças.