Recebi notificação de Pix mas não caiu na conta: o que fazer para resolver e não perder a grana

Recebi notificação de Pix mas não caiu na conta – Apesar de se tratar de ferramenta mais popular para transações bancárias na atualidade, o Pix também tem suas ressalvas e problemas técnicos que incomodam usuários.

Como possui uma grande base de usuários diariamente, qualquer problema relacionado ao funcionamento do Pix acaba por gerar reclamações de forma instantânea nas redes sociais.

Além disso, há o aumento considerável nas buscas por solução de problemas, como por exemplo de quem recebe notificação de Pix, mas não encontra o valor na conta. E o que fazer nesse caso? O Guia do Ex-Negativado explica já.

Recebi notificação de Pix mas não caiu na conta: por que aconteceu?

Nesse tipo de situação, é importante verificar todos os dados antes de fazer uma reclamação formal.

Se você verificou seu extrato e percebeu que ainda não recebeu o dinheiro, solicite o comprovante do Pix à pessoa que realizou o pagamento e verifique se seu nome, CPF e chave Pix estão corretos.

Caso todos os dados estejam corretos, uma possível indisponibilidade do Pix é outra razão que pode atrasar ou impedir o recebimento de uma transação.

Nesse caso, ocorre um erro técnico na instituição que está realizando ou recebendo o pagamento. Por esse motivo, há um atraso no recebimento do dinheiro, ou, o popular “bug no sistema”.

O que fazer para resolver o problema de Pix recebido, mas o dinheiro não está na conta?

Primeiramente, é possível afirmar que nenhum usuário perderá dinheiro por conta de falhas técnicas relacionadas ao sistema de um determinado banco ou principalmente caso o problema seja geral, na rede do Pix.

Como a notificação chegou em seu celular, então é possível descartar a possibilidade de transferência falsa, já que o próprio banco alertou que chegou algum valor em sua conta.

Para isso, é fundamental ter em mãos o comprovante do envio da transferência para a sua conta.

Com a comprovação do Pix recebido, a recomendação é de buscar atendimento junto ao banco, o que na maioria dos casos pode ser feito diretamente pelo aplicativo (uma das poucas exceções é o Itaú, que não oferece esse serviço).

Solicite ajuda demonstrando que recebeu o dinheiro, mas o valor não consta em sua conta bancária no momento.

Na maioria dos casos, será solicitado que aguarde alguns instantes para que o sistema seja reestabelecido – caso tenha sido alguma falha no Pix.

Banco pode segurar dinheiro em casos suspeitos

É possível também que o dinheiro tenha sido depositado, mas travado pelo banco da conta que enviou ou pelo banco da conta que recebeu o dinheiro, caso tenha sido identificada alguma suspeita de golpe ou atividade diferente da normalidade, por exemplo.

Nesse caso, a recomendação é a mesma: apresentar o comprovante do Pix recebido no chat de atendimento do banco em questão.

Leia também: Instabilidade no Pix hoje: reclamações no Nubank, Itaú, Pagbank e outros (veja como agir)

Aqui no Guia do Ex-Negativado, você é apresentado aos melhores caminhos e ideias para fazer renda extra pela Internet ou de forma presencial. Apresentamos dicas, recomendações e tutoriais exclusivos para ajudar os leitores a alcançarem o que buscam.

Clique aqui e acesse também o App do Guia, que é gratuito e vai te ajudar a conseguir conquistar seus objetivos!

Deixe um comentário