Call us now:
“O que escrever no recurso do seguro desemprego?” é uma dúvida que pode surgir na hora de preencher o formulário do benefício. Afinal, aqui é necessário convencer que você realmente tem direito a ele após uma primeira negativa.
Mas então? Como justificar o recurso para receber o auxílio para desempregados? É isso o que você confere no Guia do Ex-Negativado. Continue lendo e fique por dentro.
O que escrever no recurso do seguro-desemprego?
Isso dependerá do motivo pelo qual você está recorrendo.
Ou seja, o preenchimento do formulário dependerá da condição que lhe dava direito ao benefício, mas que foi ignorada pela Superintendência do Trabalho no momento da avaliação da solicitação.
Confira alguns exemplos de motivos comuns pelos quais há negação do auxílio e, também, o que escrever em cada um deles.
Como saber se o seguro-desemprego foi aprovado? Não fique na incerteza
Desconsideração de um vínculo de emprego ou de tempo de trabalho
Nesta hipótese, você precisará comprovar que trabalhou, dentro do prazo elegível para o seguro-desemprego, pelo tempo mínimo exigido pelas leis.
Dessa forma, anexe sua Carteira de Trabalho e indique o preenchimento do requisito.
Caso o erro decorra de uma falha nas anotações, já devidamente corrigida na CTPS, não deixe escrever no recurso do seguro-desemprego a devida correção.
Inscrição CNPJ sem lucro
Outro motivo pelo qual o benefício pode ser negado é pela existência, em nome do trabalhador, de um CNPJ.
Isso, todavia, não é impeditivo para receber o auxílio.
Assim, ao escrever o recurso do seguro-desemprego é necessário evidenciar que apesar da existência de CNPJ (MEI ou sociedade em empresa), o cidadão não obtém lucro dele.
Isso pode ocorrer com o anexo de documentos como declaração de MEI ou de imposto de renda de pessoa jurídica que demonstre ausência de lucro ou que ele é inferior a um salário mínimo mensal.
Leia: Quem tem CNPJ recebe seguro-desemprego? Fique por dentro dos direitos e limitações
Divergência de dados
Além disso, outra possibilidade de recusa do seguro-desemprego decorre da divergência de dados.
Neste caso, então, escreva no recurso as informações corretas e anexe documentos que as comprovem.
O recurso funciona como uma ferramenta valiosa para esclarecer eventuais equívocos e garantir que o trabalhador seja elegível ao seguro-desemprego.
Por meio desse procedimento, é possível apresentar esclarecimentos sobre qualquer informação divergente, assegurando que o benefício seja concedido corretamente.
Tire suas dúvidas sobre benefícios e direitos! Baixe agora mesmo o App do Guia e acompanhe notícias e dicas diversas sobre finanças, leis, oportunidades de renda e muito mais!