Salário maternidade rural 2023: Quem pode receber? Quantas parcelas? Tenha as respostas

O salário maternidade rural 2023 se volta às trabalhadoras rurais que deram à luz ou adotaram um filho. Ele possui algumas regras específicas e que se diferenciam do benefício para as mães urbanas.

Ele exige, por exemplo, a comprovação do tempo de trabalho no campo. Quem comprovar o prazo mínimo de prestação de serviços rurais e o nascimento ou adoção, então, pode receber o benefício.

Conheça, no Guia do Ex-Negativado, as regras aplicáveis ao auxílio maternidade para trabalhadoras do campo em 2023. Confira o valor, o número de parcelas, as exigências e como requerer.

O que é necessário para receber o salário maternidade rural em 2023?

Uma vez que as trabalhadoras rurais se enquadram na condição de seguradas especiais – de quem não se exige contribuições mensais ao INSS – elas precisam comprovar que prestaram serviços no campo.

Isto é, embora não precisem comprovar recolhimentos ao INSS, devem demonstrar à Previdência Social que realmente são trabalhadoras e, portanto, fazem jus ao benefício.

O salário maternidade rural em 2023 exige que a trabalhadora comprove 10 meses de serviços. Isso pode ser feito por meio da apresentação de documentos tais como:

  • Carteira de trabalho com registro CLT;
  • Contratos de arrendamento ou de parcerias agrícolas;
  • Declaração de imposto de renda com indicação de atividade rural;
  • Documentos emitidos pelo sindicato dos trabalhadores rurais;
  • Histórico escolar que demonstre matrícula em escola em ambiente rural;
  • Notas fiscais de depósito ou venda de safra ou de compra de insumos para produção;
  • Recolhimento da contribuição social sobre produtos agrícolas
  • Recolhimento de impostos rurais.

Além disso, é necessário apresentar documentos referentes à própria gestação ou adoção. Por exemplo, certidão de nascimento ou de guarda e adoção, bem como documentos do acompanhamento pré-natal.

Como pedir o salário maternidade rural em 2023?

O pedido pode ser presencial, nas agências da Previdência Social ou, então, no portal Meu INSS. Basta acessá-lo, fazer login e clicar em “Novo pedido”.

Digite “salário-maternidade rural”, clique sobre a opção e preencha as informações e anexe documentos comprobatórios sobre o gestação, nascimento ou a adoção da criança e sobre o trabalho rural.

Qual é o valor do auxílio maternidade para trabalhadora rural em 2023? Quantas são as parcelas?

O salário maternidade rural 2023 tem o valor de um salário-mínimo. Ou seja, de R$ 1.320. Ao todo, são 4 parcelas.

Veja: Salário-maternidade aprovado: como receber? As informações para ter acesso ao benefício

Conheça seus direitos e tire suas dúvidas sobre benefícios no App do Guia. Ele é gratuito e reúne notícias, dicas e informações sobre assuntos importantes para a sua vida.

Deixe um comentário