5 dicas para evitar dívidas com o cartão de crédito; anote as estratégias e saia do sufoco

14/10/2022

0
FavoritarFavoritar artigo0

Cerca de 79% dos lares brasileiros tinham débitos em agosto. Para isso, é fundamental saber como evitar dívidas com o cartão de crédito.

Publicidade

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) afirmou em uma nota divulgada nesta semana que o número de famílias endividadas chegou a 79% dos lares em agosto de 2022. Para isso, é fundamental saber como evitar dívidas com o cartão de crédito, que é o produto que mais gera endividamento no país.

No levantamento feito pela CNC, através da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), também é mostrado que 85,3% das dívidas são geradas a partir do uso do cartão de crédito.

O que fazer para evitar dívidas com o cartão de crédito? Veja dicas

Listamos abaixo dicas recomendadas por especialistas, como a Serasa, para que você possa evitar que novos débitos se acumulem e sigam atrapalhando a sua vida financeira.

Confira abaixo:

Não deixe para pagar após a data de vencimento

Essa dica parece simples, mas nem todo mundo consegue pagar a sua própria fatura na data correta por ter acumulado valor maior do que pode arcar sem prejudicar o orçamento mensal.

Entretanto, o ideal é conseguir pagar a fatura do seu cartão até a data de vencimento para que consiga evitar juros e, assim, não permitir que o prejuízo se torne ainda maior.

Evite pagar tudo e qualquer coisa com o cartão

Para evitar que a fatura chegue a um patamar que você não pode pagar, o ideal é diminuir o uso dele evitando pagamentos de produtos e serviços que podem ser realizados sem o uso do crédito. Ou até mesmo que sejam dispensáveis, sem a necessidade urgente de compra-los.

como evitar dívidas com o cartão de crédito
5 dicas para evitar dívidas com o cartão de crédito (Foto: Canva Pro)

 

Não deixe acumular duas faturas seguidas sem pagar

Ao acumular duas faturas seguidas sem pagar, a instituição financeira poderá fazer uma espécie de financiamento automático em sua fatura.

Isto é, fará um parcelamento da dívida que existe acumulando as duas faturas em possivelmente um pagamento com juros e com prazo que em geral é de 12 meses. Ou seja, você sai de uma dívida de 2 meses para uma de 12, com valores menores, mas que podem te dificultar novamente no futuro.

Tenha cuidado com o número de cartões

Ter vários cartões com faturas baixas não significa economia. Tenha cuidado ao acumular compras em vários cartões, pois no final é possível ter uma fatura com valor que vai te surpreender.

Opte por cartões sem anuidade

Já chegou a hora de parar de pagar anuidade de cartão de crédito, concorda? São várias opções no mercado e que garantem que o usuário não precisará pagar anuidade em nenhum momento.

O que acontece se eu não pagar o cartão?

Como se trata do produto que mais gera endividamento no país, uma dívida com cartão de crédito resultará em negativação do seu nome em órgãos de proteção ao crédito, como CPF e Serasa.

Além disso, é ainda mais perigoso o fato de que os juros vão continuar sendo acrescidos sobre o valor inicial da fatura e, como é de conhecimento público, não são nada baixos.

Então, ao não pagar seu cartão de crédito estará correndo o risco de ficar com nome sujo e com uma dívida que pode facilmente dobrar de valor em pouco tempo.

Avatar de Aline Mota

Jornalista, com 18 anos de experiência nas áreas de Comunicação Corporativa de empresas nacionais e multinacionais e produtoras de conteúdo. Formada pela Universidade Bandeirante de São Paulo e pós graduada pela ESPM, Escola de Propaganda e Marketing. Apresentadora do canal de Finanças pessoais, Guia do Ex Negativado, mãe, dona de casa, profissional e apaixonada pela educação financeira. Acredita que com informação e mudança de atitude, é possível encontrar equilíbrio e ter sucesso financeiro. Produziu conteúdos para a Febraram e B3, participou de palestras do Gustavo Cerbasi, maior referência em educação financeira do Brasil.

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça