Engie e TIM anunciam aliança para gerenciar sistema de iluminação pública

25/04/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

A parceria entre a empresa francês Engie e a Tim visa modernizar e melhorar o serviço de iluminação pública em Curitiba.

Publicidade

Através de um leilão, a empresa francesa Engie ganhou a concessão para operar e realizar a manutenção da infraestrutura de iluminação pública de Curitiba, por um período de 23 anos.

Com mais de 160 mil pontos de luz na cidade, a Engie terá ainda a responsabilidade de expandir a infraestrutura e instalar um sistema de telegestão em 28% das vias, conectado a um centro de controle operacional.

Parceria com a TIM

Para a implementação deste sistema, a Engie firmou parceria com a TIM, que oferecerá soluções de conectividade em 45 mil pontos de telegestão das luminárias inteligentes em toda a cidade.

O início do processo de implementação está previsto para este ano, após a modernização da rede e a realização de um mapeamento completo.

Embora seja um serviço público pago pelos contribuintes, o valor do contrato não foi divulgado. De acordo com o CEO da TIM Brasil, Alberto Griselli, e o diretor-presidente da Engie Soluções, Jacques-Olivier Klotz, a parceria entre as empresas começou em 2018 em projetos de eficiência energética e fornecimento de energia.

Agora, por sua vez, a parceria se expande com esse novo projeto em Curitiba. As empresas já têm negócios em Petrolina (PE), embora em um contrato menor.

O CEO da TIM Brasil, Alberto Griselli, afirma que a parceria com a Engie para o projeto de iluminação pública inteligente em Curitiba é uma maneira da operadora diversificar seus negócios em outras áreas, impulsionada pelo desenvolvimento das tecnologias 4G e 5G que permitem digitalizar diversos modelos de negócios em setores como agronegócio, portos, autopistas, montadoras e energia, e demandam novas parcerias.

Griselli destaca, ainda, que a digitalização possibilita maior eficiência e novas possibilidades de negócios.

A parceria entre TIM e Engie se restringe, por enquanto, às cidades de Petrolina e Curitiba. No entanto, o diretor-presidente da Engie Soluções, Jacques-Olivier Klotz, afirma que a empresa deve procurar novos parceiros a cada Parceria Público-Privada (PPP) que arrematar, embora nem todos precisem ser a TIM.

Limitação dos serviços

Olivier Klotz justifica a limitação dos serviços de telegestão em apenas uma parte do parque de iluminação pública como uma decisão do poder público.

Embora os serviços de iluminação pública com a iniciativa privada sejam notáveis no Brasil por trazer eficiência energética e redução de custos, a sustentabilidade financeira desses contratos ainda é questionável devido aos deságios gerados pela competição acirrada para assegurar participação de mercado, que podem variar entre 30% e 70%.

O leilão de Curitiba, por exemplo, teve um deságio de 71%, o maior da história.

Avatar de Júlia Almeida

Redatora profissional e especialista em marketing digital. Estou no mercado de conteúdos digitais há mais de 3 anos e possuo vários textos em sites renomados.

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça