A Workana é uma plataforma mundial de oferta e contratações de serviços freelancers e ao se cadastrar nela, você poderá oferecer diversos serviços, mas vamos entender melhor.
O que a plataforma Workana faz é uma intermediação entre uma pessoa ou empresa que estejam precisando de serviços, a diversos profissionais que se proponham a realizar estes serviços.
Além de conectar prestadores de serviços e clientes de todo o mundo, toda a negociação e entrega dos trabalhos é feita exclusivamente pela plataforma, ou seja, tudo online.
Ao se cadastrar, você terá acesso, diariamente, a centenas de propostas de serviços, podendo negociar prazos e valores com os contratantes e ter a segurança de receber seu pagamento, garantido pela Workana.
Vale a pena oferecer serviços através da Workana?
Para se ter uma ideia do potencial e da seriedade desta plataforma, hoje ela já conta com mais de 1,7 milhão de profissionais cadastrados.
Além disso, a Workana é utilizada por empresas como Uber e Ambev, por exemplo.
O cadastramento e oferta de serviços é gratuito (mas a empresa cobra uma taxa de comissão nas transações realizadas), apesar de que assinando alguns planos na plataforma, você terá acesso a muito mais oportunidades e poderá negociar com mais clientes.
Contudo, mesmo na opção gratuita, ainda assim você conseguirá ofertar seus serviços e arrumar bons negócios.
Como é o funcionamento?
A plataforma permite que os freelancers criem um perfil profissional e usem filtros de busca para encontrar trabalhos relacionados ao seu campo de atuação.
Basicamente, funciona da seguinte forma:
- Uma pessoa ou empresa publica um projeto e informa que tipo de profissional está procurando.
- A partir daí, os freelancers interessados enviam suas propostas e elas serão avaliadas pelo contratante.
- Após escolher o candidato mais qualificado para o serviço, a empresa efetua o pagamento da quantia combinada.
O valor só é repassado ao freelancer no ato da entrega do trabalho, mas em muitos casos, esse pagamento pode ser feito por etapas.
Ou seja, dependendo do tamanho do projeto, sempre que o profissional entregar uma parte dele, o contratante poderá liberar parte do pagamento, um valor proporcional ao que foi entregue.
Veja algumas das principais áreas em que são ofertadas propostas de trabalho temporário:
- Design e Multimídia, como: animações, vídeos, criação de posts, criação de sites, etc.
- Serviços de marketing digital: como assessoria em campanhas de anúncios para redes sociais e Google, e-commerce, etc.
- Escrita de artigos e e-books
- Tradução de textos
- Finanças e administração
- Tecnologia e programação
Após o registro, o próximo passo é preencher o perfil com suas habilidades e publicar o seu portfólio, você pode divulgar até o seu perfil no Instagram ou sua página no Facebook, por exemplo, mas vale muito a pena construir um site próprio para servir de portfólio.
Para começar a trabalhar como freelancer, é preciso acessar a opção “Encontrar projetos”, localizada na página inicial da Workana.
Depois que você encontrar um projeto do seu interesse, basta clicar no botão “Fazer uma proposta” para iniciar o processo de candidatura.
Para ter sucesso nessa plataforma, capriche na sua apresentação pessoal e deixe o seu perfil o mais completo possível.
E por fim, defina quanto vai cobrar pelo (leve em consideração a comissão cobrada pela Workana) e envie o orçamento.