Averiguação cadastral no Auxílio Brasil: o que fazer para não perder o benefício? Veja

Averiguação Cadastral Auxílio Brasil – O Ministério da Cidadania iniciou um processo de averiguação cadastral com milhões de cadastros feitos para o Auxílio Brasil, o que pode fazer, sim, com que a inscrição seja cancelada. O que fazer para não perder o benefício? É o que o Guia do Ex-Negativado explica neste post.

O que é a Averiguação Cadastral Unilateral?

Trata-se de uma mensagem que está sendo enviada pelo Ministério da Cidadania desde o dia 1º de dezembro para milhões de famílias que supostamente possuem inconsistência em suas inscrições no Cadastro Único.

Confira a mensagem que foi enviada através dos aplicativos Caixa Tem, Cadastro Único e Auxílio Brasil:

“Sua família está em Averiguação Cadastral Unipessoal. Isso significa que o Ministério da Cidadania identificou possíveis inconsistências na composição familiar registrada no Cadastro Único”.

Portanto, se você recebeu essa mensagem é necessário, sim, estar preocupado, pois pode perder o benefício.

“Caso o cadastro não seja regularizado, sua família não poderá ter benefícios como Auxílio Brasil, Tarifa Social de Energia Elétrica e outros”.

O que fazer para não perder o benefício?

Na própria mensagem, o Ministério da Cidadania informa que é necessário comparecer ao CRAS ou setor responsável pelo Cadastro Único em seu município para fazer a regularização o quanto antes, seja com a inclusão de um novo residente na casa, mudança na renda familiar ou quaisquer alterações que sejam necessárias para deixar sua situação regular.

Jefferson Oliveira Policarpo, advogado, pós-graduado em Direito Civil, do canal do Jefinho, explica toda essa situação e quais passos são necessários para você não sair da lista de beneficiários.

Para saber mais sobre o assunto e tirar suas dúvidas, assista ao vídeo abaixo e fique por dentro:

Deixe um comentário