Bolsa Família cancelado pode voltar a receber? Saiba em quais casos é possível

23/03/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Bolsa Família cancelado pode voltar a receber? Saiba em quais casos é possível voltar a ter um cadastro no programa.

Publicidade

Bolsa Família cancelado pode voltar? – Com a reformulação do programa social do governo federal, novamente chamado como Bolsa Família, surgiram novos critérios e regras, mas, principalmente, dúvidas por parte dos beneficiários.

Uma das dúvidas diz a respeito de quem teve o benefício social cancelado por algum motivo ou fez o próprio cancelamento de forma voluntária. O Guia do Ex-Negativado te explica o assunto em detalhes abaixo.

Bolsa Família cancelado pode voltar a receber o benefício?

Sim, mas não será de forma imediata.

Isso porque, após o cancelamento do cadastro, o benefício do Bolsa Família é automaticamente cancelado pelo sistema do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

Dessa forma, não é possível conseguir a reversão do cancelamento do benefício instantaneamente pelo fato principal de que um cadastro só é retirado da lista de beneficiários quando não cumpre os requisitos mínimos estabelecidos na lei.

Como voltar a receber o Bolsa Família após ter cadastro cancelado?

Para ter novamente direito a receber o benefício social do governo federal, é necessário voltar a cumprir os requisitos mínimos de renda. O próprio Ministério do Desenvolvimento explica através do site gov.br:

“Caso sua família volte a ter perfil para o Programa, você deverá procurar o setor do Cadastro Único na sua cidade, se inscrever novamente no Cadastro Único e aguardar um novo processo de habilitação, seleção e concessão do Programa”.

Ou seja, caso a família esteja adequada ao critério de renda (até R$ 218 mensais por pessoa da residência), poderá comparecer novamente em um CRAS da sua região para solicitar a inscrição no CadÚnico e posteriormente ser escolhido para voltar ao Bolsa Família.

Vale destacar, no entanto, que estar no Cadastro Único não significa ter acesso garantido a programas como Bolsa Família ou outros do governo federal. A concessão do benefício é feita somente para quem cumpre os requisitos mínimos.

App para conhecer fontes de renda extra e organizar as finanças

O App do Guia é a solução perfeita para quem busca manter o controle financeiro, conhecer as melhores oportunidades de investimento e estar atualizado com as notícias e tendências do mercado.

Com ele, você pode gerenciar seus gastos de forma eficiente, tomar decisões financeiras e estar preparado para o futuro.

Clique aqui e acesse gratuitamente o nosso App do Guia!

Avatar de Victor Freitas

Jornalista com especialização em “técnicas de SEO”, pela Universidade Rock Content; também com cursos concluídos na área de economia e finanças na FGV, como os seguintes: “Como fazer Investimentos 1 e 2”, “Como gastar conscientemente” e “Como organizar o orçamento familiar”. Sou redator e editor em portais com temáticas de finanças, cidadania, economia, política, cultura e esportes. Contato profissional: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça