,

Cadastro cancelado no Bolsa Família pode voltar: Governo explica em qual situação

14/07/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Cadastro cancelado no Bolsa Família pode voltar: Governo explica em qual situação é possível retornar ao programa.

Publicidade

Cadastro cancelado no Bolsa Família pode voltar – Em 2023, o governo federal, sob gestão do presidente Lula (PT), registrou mudanças no programa de transferência de renda, incluindo novas regras e realizando um número maior do que o normal de cancelamentos de cadastro.

O principal motivo, segundo afirmações públicas do próprio governo, é que foi necessário um “pente-fino” para cancelar cadastros que não fazem parte dos critérios determinados pela lei.

Assim sendo, uma das dúvidas que ficam no ar ao longo de 2023 é se um cadastro que foi cancelado em algum momento pode voltar a receber Bolsa Família. Entenda aqui no Guia do Ex-Negativado como é possível.

Governo explica em qual situação um cadastro cancelado no Bolsa Família pode voltar a receber

Através do site gov.br, na seção de “perguntas frequentes”, o Ministério do Desenvolvimento afirma que o cancelamento é irreversível no momento em que é feito.

Porém, em outro momento é possível, sim, voltar a receber, desde que faça parte do público-alvo do programa.

“Após o cancelamento do seu cadastro, o benefício do Auxílio Brasil é cancelado automaticamente pelo sistema. Nesse caso, não é possível a reversão de cancelamento do benefício. Caso sua família volte a ter perfil para o Programa, você deverá procurar o setor do Cadastro Único na sua cidade, se inscrever novamente no Cadastro Único e aguardar um novo processo de habilitação, seleção e concessão do Programa”.

O que se deve fazer para voltar a receber o Bolsa Família após cadastro cancelado?

Conforme explicado pelo governo federal, será necessário retornar ao CRAS, de preferência o mesmo onde o cadastro foi feito inicialmente, para atualizar as suas informações pessoais e da família.

A principal razão para cancelamentos é o tipo de cadastro “unipessoal”. Isto é, pessoas que afirmam que moram sozinhas, mas na realidade moram com mais pessoas da família.

Nesse e em outros tipos de casos, é necessário atualizar devidamente as informações, em especial de renda, para que o MDS possa analisar se a família faz ou não parte do público-alvo.

Leia também: Fiz 18 anos, posso receber Auxílio Brasil 2023? Os requisitos para solicitar o benefício

Antes de terminar de ler, se você deseja um local gratuito acompanhar seus direitos para garantir sua segurança e ficar por dentro dos benefícios oferecidos. E para ajudar você nessa missão, temos uma novidade incrível: o App do Guia!

Com ele, você terá acesso diário e gratuito a dicas e notícias importantes sobre seus direitos e benefícios. Tudo na palma da sua mão! Acesse diariamente o App do Guia.

Avatar de Victor Freitas

Jornalista com especialização em “técnicas de SEO”, pela Universidade Rock Content; também com cursos concluídos na área de economia e finanças na FGV, como os seguintes: “Como fazer Investimentos 1 e 2”, “Como gastar conscientemente” e “Como organizar o orçamento familiar”. Sou redator e editor em portais com temáticas de finanças, cidadania, economia, política, cultura e esportes. Contato profissional: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça