Cadastro cancelado no Bolsa Família pode voltar – Em 2023, o governo federal, sob gestão do presidente Lula (PT), registrou mudanças no programa de transferência de renda, incluindo novas regras e realizando um número maior do que o normal de cancelamentos de cadastro.
O principal motivo, segundo afirmações públicas do próprio governo, é que foi necessário um “pente-fino” para cancelar cadastros que não fazem parte dos critérios determinados pela lei.
Assim sendo, uma das dúvidas que ficam no ar ao longo de 2023 é se um cadastro que foi cancelado em algum momento pode voltar a receber Bolsa Família. Entenda aqui no Guia do Ex-Negativado como é possível.
Governo explica em qual situação um cadastro cancelado no Bolsa Família pode voltar a receber
Através do site gov.br, na seção de “perguntas frequentes”, o Ministério do Desenvolvimento afirma que o cancelamento é irreversível no momento em que é feito.
Porém, em outro momento é possível, sim, voltar a receber, desde que faça parte do público-alvo do programa.
“Após o cancelamento do seu cadastro, o benefício do Auxílio Brasil é cancelado automaticamente pelo sistema. Nesse caso, não é possível a reversão de cancelamento do benefício. Caso sua família volte a ter perfil para o Programa, você deverá procurar o setor do Cadastro Único na sua cidade, se inscrever novamente no Cadastro Único e aguardar um novo processo de habilitação, seleção e concessão do Programa”.
O que se deve fazer para voltar a receber o Bolsa Família após cadastro cancelado?
Conforme explicado pelo governo federal, será necessário retornar ao CRAS, de preferência o mesmo onde o cadastro foi feito inicialmente, para atualizar as suas informações pessoais e da família.
A principal razão para cancelamentos é o tipo de cadastro “unipessoal”. Isto é, pessoas que afirmam que moram sozinhas, mas na realidade moram com mais pessoas da família.
Nesse e em outros tipos de casos, é necessário atualizar devidamente as informações, em especial de renda, para que o MDS possa analisar se a família faz ou não parte do público-alvo.
Leia também: Fiz 18 anos, posso receber Auxílio Brasil 2023? Os requisitos para solicitar o benefício
Antes de terminar de ler, se você deseja um local gratuito acompanhar seus direitos para garantir sua segurança e ficar por dentro dos benefícios oferecidos. E para ajudar você nessa missão, temos uma novidade incrível: o App do Guia!
Com ele, você terá acesso diário e gratuito a dicas e notícias importantes sobre seus direitos e benefícios. Tudo na palma da sua mão! Acesse diariamente o App do Guia.