Cadastro Único incluirá dados do CNIS para aprimorar programas sociais

12/05/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

O Cadastro Único agora incluirá dados do CNIS para melhorar a precisão e eficácia dos programas sociais. Entenda a importância.

Publicidade

Cadastro Único incluirá dados do CNIS – O governo federal anunciou uma nova medida para aprimorar a eficácia dos programas sociais. O Cadastro Único, base para mais de 30 programas sociais, agora incluirá dados do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). A informação foi divulgada por meio da portaria publicada no Diário Oficial da União na última quarta-feira (10).

O Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) contém mais de 80 bilhões de registros administrativos, abarcando informações como nascimento, óbito, CPF e atualizações sobre renda, vínculos de emprego formal e pagamentos de benefícios previdenciários e assistenciais realizados pelo INSS.

Importância da integração

A integração entre o CNIS e o Cadastro Único proporcionará dados mais precisos e atualizados para a formulação, implementação, avaliação e monitoramento das políticas públicas sociais.

Assim, há uma maior efetividade para aplicação desses programas.

Será possível uma análise mais ágil das condições de acesso aos direitos e benefícios, podendo fortalecer a proteção social das famílias com baixa renda e, ainda, diminuir as despesas operacionais com funcionários.

Uma das vantagens da integração será a atualização automática da renda de uma pessoa registrada no CNIS na base de dados do Cadastro Único, o que resultará em benefícios mais precisos.

Benefícios nos municípios e no Bolsa Família

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome também afirmou que os municípios serão beneficiados com a medida.

Ela terá impacto direto na folha de pagamento do programa Bolsa Família no mês seguinte ao processo de integração, previsto para ocorrer em julho.

Com a inserção dos dados do CNIS, o pagamento dos benefícios será qualificado, proporcionando uma proteção social mais eficaz às famílias em situação de vulnerabilidade.

Em suma, a integração do CNIS ao Cadastro Único representa um avanço na gestão dos programas sociais, que agora poderão contar com informações mais precisas e atualizadas para aprimorar a eficácia e eficiência das políticas públicas sociais no Brasil.

Avatar de Rachel Koerich

Criadora de conteúdo em textos para campanhas de marketing digital das empresas, no que inclui serviços como: elaboração de artigos otimizados em SEO para fins de melhora no posicionamento orgânico no Google. Revisões, e-mail marketing, criação de ebooks, material didático e institucional, press releases, catálogos, módulos, house organs, entre outros. Estudo e aperfeiçoamento de escrita no padrão UX.

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça