Cai número de famílias inadimplentes em São Paulo pelo quarto mês consecutivo

Pelo quarto mês consecutivo, a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, a PEIC, apontou que o número de famílias inadimplentes caiu em São Paulo. No caso, a pesquisa é feita Fundação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo. Trata-se de um levantamento mensal com entrevista a mais de 2 mil consumidores na capital.

Menos inadimplência em São Paulo

Segundo os dados, a cidade de São Paulo contava com um percentual de 23,9% de famílias em situação de inadimplência em fevereiro deste ano. Já em março, esse número diminuiu para 23%. Ao todo, a cidade de São Paulo conta com 926,2 mil famílias inadimplentes. Esse número representa uma redução de mais de 100 mil quando comparado ao pico em novembro de 2022.

Além dessa queda, também houve registro de diminuição no número de famílias que afirmavam não ter condições de pagar as dívidas. Em fevereiro, as famílias nessa condição representavam 9,7% do total de entrevistados, ao passo que em março esse percentual caiu para 9,4%. Ademais, também houve registro de leve queda nos lares endividados.

Segundo a pesquisa, os lares que possuíam dívidas representava 72,8% em fevereiro, ao passo que em março fechou em 72,7%. Nesse caso, os especialistas apontam haver uma situação de estabilidade nos casos de endividamento. Essa estabilidade também é referente ao ano passado, já que em março de 2022 o percentual era de 74,3%.

Famílias de baixa renda reduzem as dívidas

Outro detalhe que a pesquisa apurou foi quanto ao nível de renda. Nesse contexto, foi possível perceber que são as famílias com menos de 10 salários que impulsionam para baixo o indicador de redução da inadimplência. No caso, as famílias inadimplentes com menos de 10 salários eram 29,5% em fevereiro e agora são 28,1% em março.

Por outro lado, a pesquisa também apontou que as famílias com rendas mais elevadas quase não esboçaram mudanças. Isso porque em fevereiro elas estavam em 9,9% e em março estão em 9,8%. Ademais, os juros de dívidas de cartão de crédito seguem como principal dívida para a maioria das famílias em situação de inadimplência em São Paulo.

Deixe um comentário