Como começar a investir sem perder dinheiro? Dicas para iniciantes

29/08/2022

0
FavoritarFavoritar artigo0

Investimentos atualmente são possibilidades que estão à disposição dos brasileiros. Mas, como começar a investir sem perder dinheiro? Veja.

Publicidade

Investimentos atualmente são possibilidades que estão à disposição de qualquer brasileiro. Isto porque, tem havido uma democratização nesse tipo de mercado, tornando-se mais próximo de qualquer consumidor, que pode acessar em poucos segundos. Mas, como começar a investir sem perder dinheiro? É o que vamos explicar.

Investir dinheiro nunca foi tão simples como passou a ser atualmente. Isto porque, existem inúmeros bancos digitais que oferecem títulos de investimento dentro das suas próprias contas digitais.

Além disso, as corretoras de investimento se digitalizaram – e também surgiram novas empresas no mercado – facilitando o acesso do futuro investidor a títulos de todos os tipos, desde renda fixa a renda variável.

CDB é a melhor escolha para quem é iniciante

Para quem vai começar a investir agora, entretanto, é fundamental escolher a modalidade com menos chances de perder dinheiro, que é o CDB.

CDB é a sigla para Certificado de Depósito Bancário, sendo considerado como a opção mais simples e mais segura para quem vai começar a investir seu próprio dinheiro. É um investimento para quem tem o perfil conservador.

Um CDB envolve risco baixo – ou até nenhum risco de perda – mas com retorno bem mais vantajoso do que apenas guardar dinheiro na poupança.

Na maioria dos casos, um investimento desse tipo tem garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Portanto, seu dinheiro estará seguro em caso de falência da instituição financeira emissora do título.

Saiba como começar a investir sem perder dinheiro
Saiba como começar a investir sem perder dinheiro (Foto: Canva Pro)

Como começar a investir sem perder dinheiro?

Qualquer corretora possui o seu próprio CDB, assim como qualquer banco que possui uma página voltada para investimentos em seu aplicativo.

Sendo assim, o primeiro passo será escolher onde deseja começar a investir: em uma corretora ou em um banco. A segurança será a mesma, mas o que pode mudar são as condições do título a ser oferecido.

Uma opção recomendada para iniciantes é o CDB do PagBank, que é emitido pelo Banco Seguro – que é de propriedade do próprio PagSeguro – e pode ser acessado na conta digital.

A recomendação por esse CDB é que ele permite investimentos a partir de R$ 1 por parte do usuário. Ou seja, não é necessário investir grandes valores que vão pesar no seu bolso e atrapalhar o seu orçamento.

Você pode, e é recomendável que faça, investimentos com o valor que não for fazer falta no seu orçamento mensal.

Com o dinheiro aplicado em um título seguro, ele estará trabalhando para você o tempo inteiro, sem perder valor enquanto fica parado em uma conta-corrente.

Outras opções para começar a investir sem riscos

Caso não queira deixar dinheiro guardado no PagBank, as opções são diversas de corretoras e bancos que têm CDBs próprios.

Entre elas, as bem avaliadas pelos usuários no Reclame Aqui:

  • Modal Mais
  • Clear Corretora
  • BTG Investimentos
  • Toro Investimentos
  • Nu Invest
  • Rico Investimentos
  • Banco Inter
  • XP Investimentos
  • C6 Bank

Quanto rende investir em um CDB?

Investir em CDB significa saber quanto você terá de rendimento em determinado período, com pouco risco de variação.

Isto porque, se trata de um título de renda fixa, geralmente com rendimento atrelado à taxa de 100% do CDI – que só varia a cada 45 dias de acordo com a taxa Selic.

Atualmente, a maioria dos CDBs têm rendimento de 13,65% ao ano – que é a taxa de 100% do CDI neste momento. Ao mês, a rentabilidade seria de 1,137%.

Enquanto isso, guardar dinheiro na renderia apenas 6,7% ao ano e 0,5% ao mês.

Avatar de Victor Freitas

Jornalista com especialização em “técnicas de SEO”, pela Universidade Rock Content; também com cursos concluídos na área de economia e finanças na FGV, como os seguintes: “Como fazer Investimentos 1 e 2”, “Como gastar conscientemente” e “Como organizar o orçamento familiar”. Sou redator e editor em portais com temáticas de finanças, cidadania, economia, política, cultura e esportes. Contato profissional: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça