Escolher um banco digital em meio a tanta variedade no mercado para muitos pode ser uma decisão complicada. Para isso, mostraremos o que levar em conta no momento de analisar qual instituição financeira é a melhor para você. Veja aqui no Guia do Ex-Negativado.
Qual a diferença de um banco digital para um banco tradicional?
A principal diferença é justamente pela forma de atuação de cada banco. No caso das fintechs, que são bancos digitais, todos os serviços oferecidos e atendimentos são prestados de forma 100% online.
Não há agências físicas e nem caixas eletrônicos próprios, como forma de reduzir custos operacionais e conseguir, em alguns casos, oferecer serviços gratuitos como anuidade grátis do cartão de crédito.
Entendendo o sucesso e força da nova concorrência os chamados bancos tradicionais, inclusive, já lançaram os seus próprios bancos digitais: Iti (Itaú), Superdigital (Santander), Next (Bradesco) são exemplos.
Como escolher um banco digital?
No momento da escolha de uma fintech para abrir conta, é importante levar em consideração os produtos que ela oferece e quais são os diferenciais.
Por exemplo, bancos com boa plataforma de investimentos se diferenciam entre os demais.
É necessário ter atenção e realizar uma análise sobre os seguintes pontos:
- Pacote de serviços oferecidos;
- Consultar se há tarifas a serem pagas para saque, transferências e depósitos;
- Verificar os canais de atendimento e se funcionam de fato;
- Consulta a reputação no Reclame Aqui e os principais tipos de reclamações que são feitas;
- Verificar o que os usuários falam nas redes sociais;
- Avaliar serviços diferenciais, como cashback, programa de pontos, cartão personalizado e outros tipos de ações.
Vale a pena ter mais de um banco digital?
Sim, vale a pena porque nenhum banco digital cobra manutenção de conta ou anuidade no cartão de crédito.
Sendo assim, qualquer consumidor pode ter mais de uma conta digital aberta e utilizar a que mais te oferecer vantagens em determinado momento.
Vale relembrar que todos os bancos digitais permitem abertura de conta pelo aplicativo, informando dados pessoais e de renda, mas sem a necessidade de comprovação de residência e nem mesmo comprovar a própria renda citada.
Qualquer brasileiro com 18 anos, com CPF regular na Receita Federal, pode abrir conta nas fintechs.
Quais são as melhores opções do mercado?
Levantamentos feitos por especialistas e a opinião pública indicam que os melhores bancos digitais da atualidade são os seguintes:
- Nubank;
- Banco Inter;
- C6 Bank;
- PagBank;
- Mercado Pago;
- Next;
- Iti;
- Banco Original;
- Agibank;
- Neon;
- Digio.
Já o PicPay também é mais uma opção de destaque entre os consumidores brasileiros, mas não entra na lista dos bancos digitais por se tratar de uma conta de pagamentos pré-paga, contratada como correspondente bancário pelo Banco Original. Entretanto, oferece serviços semelhantes ao de um banco completo.