Como me inscrever para receber Auxílio Gás? Saiba o que é necessário

14/02/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Como me inscrever para receber Auxílio Gás? Saiba o que é necessário para conseguir receber o benefício de R$ 112.

Publicidade

Afinal, como me inscrever para receber Auxílio Gás? O tema entrou em evidência nessa semana em razão do início do calendário de pagamentos do benefício bimestral pela primeira vez em 2023. Saiba todos os detalhes aqui no Guia do Ex-Negativado.

O que é Auxílio Gás?

Trata-se de um benefício pago a cada dois meses pelo governo federal, também conhecido pelos cidadãos como “vale gás”, tendo sido criado durante a gestão Bolsonaro (PL).

O benefício corresponde ao valor integral do custo do gás de cozinha de 13 kg (GLP) e atende um total de 5,95 milhões de famílias ao redor do Brasil.

O valor repassado aos beneficiários varia a cada calendário de pagamentos, pois depende do custo médio do botijão de acordo com levantamento da ANP (Agência Nacional de Gás, Petróleo e Biocombustíveis).

Para este mês de fevereiro de 2023, o governo federal está repassando R$ 112,00 aos beneficiários.

Como me inscrever para receber o Auxílio Gás?

O benefício do “vale gás” é repassado exclusivamente para os cidadãos que estão cadastrados no CadÚnico do Governo Federal.

Ou seja, é necessário apenas ter a sua inscrição no Cadastro Único ativa e fazer parte dos critérios definidos pelo governo – listaremos todos logo abaixo.

Portanto, para se inscrever no Auxílio Gás é necessário comparecer até um CRAS – Centro de Referência da Assistência Social – da sua cidade e realizar a o cadastro no CadÚnico.

Com a inscrição, o ministério do Desenvolvimento Social fará análises para definir quem pode ou não receber o Auxílio Gás. Isto é, não há como se inscrever diretamente par ao benefício, apenas aguardar ser ou não selecionado.

Quem pode receber Auxílio Gás?

  • Famílias inscritas no CadÚnico com renda familiar per capita menor ou igual a meio salário mínimo por mês;
  • Famílias que tenham pelo menos um residente que seja beneficiário do Benefício de Prestação Continuada da assistência social, popularmente conhecido como BPC;
  • Famílias que comprovem não ter condições financeiras para prover a própria manutenção, em situação de pobreza ou extrema pobreza.

App para ajudar no controle das finanças

O App do Guia é a solução perfeita para quem busca manter o controle financeiro, conhecer as melhores oportunidades de investimento e estar atualizado com as notícias e tendências do mercado.

Com ele, você pode gerenciar seus gastos de forma eficiente, tomar decisões financeiras e estar preparado para o futuro.

Clique aqui e acesse gratuitamente o nosso App do Guia!

Avatar de Aline Mota

Jornalista, com 18 anos de experiência nas áreas de Comunicação Corporativa de empresas nacionais e multinacionais e produtoras de conteúdo. Formada pela Universidade Bandeirante de São Paulo e pós graduada pela ESPM, Escola de Propaganda e Marketing. Apresentadora do canal de Finanças pessoais, Guia do Ex Negativado, mãe, dona de casa, profissional e apaixonada pela educação financeira. Acredita que com informação e mudança de atitude, é possível encontrar equilíbrio e ter sucesso financeiro. Produziu conteúdos para a Febraram e B3, participou de palestras do Gustavo Cerbasi, maior referência em educação financeira do Brasil.

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça