Aprenda como organizar as finanças em 2023 (dicas preciosas para o novo ano)

06/01/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Mais um ano está chegando e as dúvidas sobre como organizar as finanças em 2023 já aparecem. Veja aqui dicas infalíveis!

Publicidade

Como organizar as finanças em 2023 – Mais um ano está chegando e busca de informações sobre como organizar as finanças em 2023 já aparecem. Para isso, o Guia do Ex-Negativado traz dicas infalíveis para a organização da sua vida financeira.

Afinal, organizar as finanças é sair do aperto e fugir do endividamento. E só assim poderá aproveitar ao máximo os valores que ganha mensalmente.

Como organizar as finanças em 2023?

Listamos 5 dicas importantes que devem ser levadas em conta para uma vida financeira mais saudável em 2023:

Conheça suas dívidas

Para pensar em organizar suas finanças, é necessário saber o que ela fazendo com que sua vida financeira desande. Portanto, não tenha medo de encarar as dívidas. Conheça cada uma e calcule exatamente quanto deve.

Conheça seus ganhos e gastos: saiba qual é o seu saldo mensal

A partir daí, faça uma média do seu saldo mensal. Isto é, do valor que sobra ao fim do mês após subtrair o dinheiro que entra pelos gastos do mês.

Por exemplo, após todos os gastos do mês, quanto sobra do valor que recebeu no início? Está sobrando? Está faltando? É importante ter essa visão.

Saber quanto está gastando por mês também é fundamental para entender onde dá para economizar ou cortar.

Defina seus objetivos de 2023

Trace os seus objetivos pessoais financeiramente para 2023. É importante ter metas, porque traçar um objetivo para alcançar é sempre uma motivação a mais no momento de ter coragem de poupar dinheiro ou realizar cortes em sua rotina.

Corte gastos desnecessários

E por falar em cortar gastos, por vezes é possível, e recomendado, se segurar para não gastar além do que deve com lazer ou outras situações rotineiras, como delivery de comida.

O que parece inofensivo ao receber seu salário mensal, no fim do mês, ao acumular todo o valor gasto, pode significar uma despesa significativa.

Guarde uma parte do dinheiro mensalmente

Por fim, uma dica fundamental para ter organização financeira é conseguir uma reserva de emergência. Isto é, um valor guardado fora da sua vista no saldo do banco.

Para isso, é necessário guardar uma parte do dinheiro ganho mensalmente. Uma dica é construir essa reserva de emergência com um título de investimento. Assim, ainda conseguirá fazer a grana render.

Clique abaixo e veja notícias quentes sobre o PIS:

Avatar de Aline Mota

Jornalista, com 18 anos de experiência nas áreas de Comunicação Corporativa de empresas nacionais e multinacionais e produtoras de conteúdo. Formada pela Universidade Bandeirante de São Paulo e pós graduada pela ESPM, Escola de Propaganda e Marketing. Apresentadora do canal de Finanças pessoais, Guia do Ex Negativado, mãe, dona de casa, profissional e apaixonada pela educação financeira. Acredita que com informação e mudança de atitude, é possível encontrar equilíbrio e ter sucesso financeiro. Produziu conteúdos para a Febraram e B3, participou de palestras do Gustavo Cerbasi, maior referência em educação financeira do Brasil.

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça