Consulta Vale Gás pelo NIS? Veja as formas possíveis de ter às informações sobre o auxílio

Consulta Vale Gás pelo NIS? – O Vale Gás, também conhecido como Auxílio Gás, é um importante benefício destinado às famílias brasileiras em situação de baixa renda. Neste ano de 2023 já foram três parcelas liberadas e, por isso, há expectativa por outras três mais a serem liberadas. Seriam referentes aos meses de agosto, outubro e novembro. 

O benefício, fornecido a cada intervalo de dois meses, tem o propósito de auxiliar na compra de botijões de gás, o que alivia parte das despesas no orçamento doméstico.

As formas de consultar o auxílio gás você acompanha na sequência.

Consulta Vale Gás pelo NIS? Abaixo as formas reais de consultar

A Caixa Econômica Federal é a instituição financeira responsável por intermediar a distribuição dos recursos enviados pelo governo às famílias que têm direito ao benefício do Auxílio Gás.

Para verificar a situação ou mesmo confirmar aprovação para receber esse auxílio, a Caixa disponibiliza diversas opções de consulta através de seus aplicativos e também por telefone.

Caixa Tem, App do Bolsa Família e telefone

Através do aplicativo Caixa Tem, os beneficiários podem acessar sua conta poupança digital, informando seu CPF e senha cadastrada, e em seguida, verificar no menu “extrato” se existem depósitos futuros referentes ao Auxílio Gás.

Outra opção é tocar diretamente na opção “Auxílio Gás” para checar o status do cadastro.

Para aqueles que possuem o aplicativo do Bolsa Família, é possível realizar o login com os dados de identificação e escolher entre as opções “quero entrar com minha senha Caixa Tem” ou “quero entrar com minha senha do App Bolsa Família”.

Em ambos os casos, será necessário informar o CPF e a senha do aplicativo escolhido para verificar se estão aprovados para receber o benefício e adquirir o gás de cozinha no próximo mês, ou se há algum valor não retirado em meses anteriores.

Além das opções online, os beneficiários podem realizar a consulta por telefone, tendo em mãos o CPF, ligando para o número 121, do Ministério do Desenvolvimento Social, ou 111, da central de atendimento da Caixa Econômica Federal.

Ao fazer a ligação, basta solicitar uma consulta ao Cadastro Único para verificar se possuem direito ao Auxílio Gás.

Essas opções de consulta proporcionam aos beneficiários um meio prático e rápido para se informar sobre seu status e garantir o acesso ao auxílio.

Incertezas sobre o repasse dos valores

Segundo matéria divulgada pelo Estadão, o governo federal bloqueou R$ 262 milhões destinados ao programa promovido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. E isso, por sua vez, poderia complicar a continuidade do repasse dos recursos.

Veja ainda:

Em resposta ao bloqueio dos valores destinados ao programa, a pasta do Ministério, sob a liderança do ministro Wellington Dias (PT), admitiu que essa decisão pode impactar o benefício, porém, somente a partir de dezembro. Desse modo, o que resta é aguardar mais informações. 

Deixe um comentário