Copa do Mundo Feminina: Bancos, INSS e Receita Federal adotam funcionamento especial

Durante a Copa do Mundo feminina de futebol, que acontece na Austrália e Nova Zelândia (começou na última quinta-feira – 20/07), os bancos, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e a Receita Federal adotarão um funcionamento especial.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) emitiu comunicado a respeito do horário de funcionamento dos bancos, já os demais órgãos publicaram portarias no Diário Oficial da União informando sobre as mudanças no atendimento, durante o evento esportivo.

Bancos com horário especial no horário dos jogos da seleção brasileira

As partidas da seleção nacional terão início às 8 horas, horário de Brasília. Desse modo, o primeiro jogo está agendado para essa segunda-feira (24), contra o Panamá. 

Nesse contexto, as agências seguirão uma medida adotada pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos), abrindo uma hora mais tarde nos dias de jogos da seleção.

No entanto, nos dias em que os jogos começarem mais cedo, o expediente não sofrerá alterações.

A inspiração para essa flexibilização veio da política adotada durante a Copa do Mundo masculina.

Os horários de atendimento ao público durante o Mundial serão ajustados de acordo com o fuso horário de cada estado brasileiro.

Nos estados que seguem o fuso horário de Brasília, o atendimento será das 11h às 17h.

Em estados com diferença de 1h em relação à capital federal, o atendimento será das 10h às 16h.

Já nos estados em que a diferença é de 2h, o horário de atendimento será das 9h às 15h.

Para Fernando de Noronha, o horário de atendimento será das 12h às 18h.

Funcionamento do INSS e Receita Federal

Para o INSS, os servidores terão a opção de alterar o horário de sua jornada, desde que não haja atendimento agendado para o dia.

Dessa forma, os atendimentos administrativos, de serviço social e de perícia médica serão mantidos nos horários previamente marcados.

Os segurados que desejarem verificar se seu agendamento está garantido ou alterá-lo poderão fazê-lo através da central 135 ou do Meu INSS.

Já a Receita Federal modificará o horário de abertura de suas unidades durante os dias em que os jogos da seleção brasileira ocorrerem até às 7h30, iniciando o expediente a partir das 11h.

Nos dias em que os jogos forem às 8h, o expediente será iniciado ao meio-dia.

Veja ainda:

Horários especiais também em outros setores

Outros órgãos também adotarão horários especiais durante os jogos da seleção feminina.

Os Correios, por exemplo, iniciarão o expediente às 11h em dias de jogos da seleção.

Para permitir que os brasileiros acompanhem os jogos e incentivem a seleção feminina, diversas empresas de diferentes setores liberarão seus funcionários.

O governo federal, por sua vez, concedeu ponto facultativo para os funcionários públicos federais nos dias de jogos, com a possibilidade de compensação das horas não trabalhadas até 29 de dezembro.

Vale ressaltar que estados, municípios e empresas de economia mista têm autonomia para decretar ou não o ponto facultativo durante o evento esportivo.

Deixe um comentário