Dicas de Educação Financeira: 5 princípios vitais para uma vida próspera financeiramente

23/01/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Conheça os 5 princípios da educação financeira e veja como é possível mudar a sua relação com o dinheiro com alguns passos simples.

Publicidade

A educação financeira pode mudar completamente a sua vida. Isso é possível por meio da aplicação de conceitos e atitudes que transformam sua relação com o dinheiro, tornando-a mais saudável.

Os princípios desta educação trazem ótimos conceitos para iniciar essa mudança. A partir deles, você aprende a melhor forma de lidar com seu dinheiro. Conheça quais são hoje, no Guia do Ex-Negativado.

Conheça os 5 princípios da educação financeira e veja como colocá-los em prática

Aprender sobre finanças é uma forma de sair das dívidas e conquistar, de uma vez por todas, o controle e o bom uso do seu dinheiro.

A educação financeira, afinal, volta-se justamente para isso. Ela tem como objetivo a prática do consumo saudável e impedir impulsos financeiros. Também, garantir que seu dinheiro renda e que você conte com segurança. Conheça, abaixo, seus princípios.

1 – Mude sua relação com o dinheiro

O primeiro dos princípios da educação financeira se refere à mudança na relação que você tem com o dinheiro. Isto é, refere-se ao consumo consciente e saudável.

Portanto, diz respeito à diferenciação entre uma necessidade financeira e um desejo financeiro. Com isso, torna-se possível evitar impulsos e gastos desnecessários.

Afinal, comprar algo porque está barato não é, necessariamente, uma escolha inteligente. Somente o será caso o valor inferior se alie com uma necessidade sua.

2 – Aumente sua renda ou diminua suas despesas

A educação financeira também depende do equilíbrio nas finanças. Isto, por sua vez, requer um aumento da renda ou, então, a diminuição das despesas.

Você pode aumentar o dinheiro à disposição por meio da obtenção de uma renda extra, como trabalhos pontuais. Igualmente, ao pedir um aumento ou buscar novas oportunidades de emprego.

Por outro lado, a diminuição das despesas também é possível. Para isso, anote todos os seus gastos, dividindo-os entre despesas fixas e variáveis. Depois, analise quais são supérfluas e podem ser limitadas. Igualmente, estipule um teto para seus gastos variáveis.

3 – Quite suas dívidas

Fugir das dívidas também é um dos princípios da educação financeira. E isso ocorre de duas formas: com a resolução daquelas já existentes e ao evitar contrair novas dívidas.

Por isso, dê preferência para compras à vista. Caso não tenha à disposição o valor completo, prefira postergar a compra. Ainda, busque negociar suas dívidas existentes e limpar seu nome para evitar que as despesas aumentem pela incidência de juros.

4 – Investir é um dos princípios da educação financeira

De nada adianta guardar dinheiro se você não o investe. Isso somente cria espaço para que haja desvalorização das quantias. O ideal, portanto, é fazer com que o seu dinheiro trabalhe em seu favor.

Existem diversos tipos de investimentos, de modo que alguns dos mais seguros se referem ao Tesouro Direto e aos Certificados de Depósito Bancário (CDB).

5 – Planejamento

Por fim, saiba que o planejamento é indissociável da educação financeira. Para isso, saiba quais são as suas metas e o que você precisa para alcançá-las.

Esse planejamento deve se referir, também, à reserva de emergência e aos objetivos que você possui. Por exemplo, à compra de um imóvel ou automóvel.

Dessa forma, tenha na ponta do lápis quais são as suas despesas, a sua renda e onde você pretende chegar. A partir disso, poderá mudar completamente sua relação com as finanças.

O App do Guia também pode ajudar você a colocar em prática os princípios da educação financeira

Controlar seus gastos e conhecer mais sobre como poupar e investir, assim como quais são os melhores cartões de crédito no mercado são formas de colocar em prática os ensinamentos da educação sobre finanças.

Para isso, conte com o App do Guia, que conta com diversos recursos, notícias e dicas que ajudarão você a poupar e a investir.

Avatar de Aline Mota

Jornalista, com 18 anos de experiência nas áreas de Comunicação Corporativa de empresas nacionais e multinacionais e produtoras de conteúdo. Formada pela Universidade Bandeirante de São Paulo e pós graduada pela ESPM, Escola de Propaganda e Marketing. Apresentadora do canal de Finanças pessoais, Guia do Ex Negativado, mãe, dona de casa, profissional e apaixonada pela educação financeira. Acredita que com informação e mudança de atitude, é possível encontrar equilíbrio e ter sucesso financeiro. Produziu conteúdos para a Febraram e B3, participou de palestras do Gustavo Cerbasi, maior referência em educação financeira do Brasil.

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça