O que é dress code? – Ocorreu uma situação polêmica na última semana, envolvendo o que muitos chamam de “manual do colaborador”. É que o Banco Inter distribuiu uma cartilha de dress code (código de vestimenta) para o trabalho. O caso, entretanto, movimentou as redes sociais e gerou um intenso debate.
É que dentro desse “manual”, além de recomendações sobre como se vestir, havia também recomendações de hábitos de higiene pessoal.
Destacavam-se coisas como: cabelo sujo, tampa de caneta mastigada, mau odor, celular com capa velha, excesso de perfume, roupas com pelos de animais, unhas e sobrancelhas malcuidadas e até mesmo mau hálito e chulé.
Caso não tenha visto e queira se inteirar melhor, clique aqui e leia o conteúdo.
O que é dress code? Eles são comuns em ambientes de trabalho como um “manual do colaborador”
Embora o espanto de boa parte da internet, não é só o Banco Inter que adota um dress code (ou código de vestimenta em uma tradução livre do inglês) em seu ambiente corporativo.
Até mesmo órgãos públicos adotam um código específico de vestimenta, para adentrar em suas dependências. Tribunais, por exemplo, proíbem o uso de bermudas, minissaias, bonés e outros itens que destoam do código de vestimenta do local.
A adoção de uma recomendação de vestimenta não fere nenhum direito trabalhista, conforme tem decidido amplamente os tribunais brasileiros. O limite para eles são que não agridam nenhum direito de personalidade nem o direito de intimidade.
Pode demitir um colaborador que não siga o dress code?
Caso um funcionário não siga o código de vestimenta, ele não pode ser demitido por justa causa. Isto porque, o código de vestimenta não está amparado na lei e, caso uma empresa tente isso, poderá ter que reparar o funcionário depois.
Contudo, caso seja de interesse da empresa e para incentivar os funcionários a seguir o código de vestimenta, uma boa opção é colocar como meta para se obter algum bônus ou até mesmo ser promovido.
A questão que fica nesses momentos, entretanto, é ter um dress code mais objetivo e menos subjetivo. Assim, os critérios para avaliação serão muito mais fáceis de identificar e gerar muito menos questionamentos.
Ah, e antes de terminar, se você deseja um local gratuito e seguro para anotar seus gastos e organizar suas finanças pessoais, o App do Guia é a solução. Baixe o app e tenha em suas mãos a possibilidade controlar seu dinheiro com inteligência.
E tem mais, nele você encontra dicas de renda extra, tudo sobre direitos e benefícios e muito mais! É só clicar aqui e baixar grátis!