Call us now:

O dropshipping pode ser uma boa opção para quem tem interesse em empreender em vendas de produtos e não possui um estoque suficiente para atender a demanda. Então, veja a seguir algumas informações úteis para quem pretende iniciar nesse mercado.
O que é Dropshipping
Dropshipping é uma modalidade de negócio na área de vendas, onde não há nenhum produto em estoque.
Nesse sentido, os empreendedores que realizam essa operação, atuam na divulgação e intermediação das vendas ao consumidor final. Porém, as atividades ligadas a reservas e entregas ficam por conta do fornecedor original da mercadoria.
Dropshipping é legal?
Apesar de não existir uma legislação específica sobre o assunto, as atividades de dropshipping não são ilegais.
Além disso, grandes empresas como Americanas e Magazine Luiza trabalham como esse formato. Isso pode ser facilmente observado nos sites dessas lojas, quando clicamos em algum produto e aparece nome da empresa que vende e a que realiza a entrega.
Tributos no Dropshipping
Quando o dropshipping vende produtos nacionais, toda a regulamentação está ligada a do e-commerce no Brasil, não sendo necessário o processo de nacionalização da mercadoria.
Assim, os produtos vendidos serão produtos que já possuem nota fiscal e serão regidos pelas normas brasileiras.
Por outro lado, se o dropshipping é realizado com produtos importados, as regras e normas são regulamentadas pelos negócios de importação no Brasil. Nesse caso, haverá sempre o Imposto de Importação.
Por fim, dependendo do produto comercializado poderá incidir os seguintes tributos:
- COFINS – Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social
- CSLL – Contribuição Social sobre Lucro Líquido
- CPP – Contribuição Previdenciária Patronal
- IRPJ – Imposto de Renda Pessoa Jurídica
- PIS – Programa de integração Social
- ISS – Imposto sobre Serviços
Como iniciar no dropshipping
Investir no e-commerce dropshipping é simples, mas requer planejamento. Por isso, destacamos algumas das etapas mais importantes para quem deseja começar:
Defina o nicho ou segmento
Primeiramente, você precisa escolher um nicho ou segmento. Isso significa pensar em vender apenas um produto ou uma área específica. Defini-lo pode ajudá-lo a entender melhor seu mercado e desenvolver a estratégia certa
Escolha os seus fornecedores
Como já mencionado, o dropshipping é um modelo de negócio em que uma loja é responsável pelas partes de vendas, marketing e relacionamento com o cliente e um parceiro fornece e entrega o produto. Portanto, a seleção de fornecedores é fundamental para garantir o sucesso.
Pesquise quais empresas podem usar essa abordagem e busque a experiência de quem já investiu.
Faça um teste nos produtos
Compre algumas unidades para saber exatamente o que está vendendo e verifique a oferta e o público.
Isso é muito importante para que você possa criar boas descrições de produtos em seu site e evitar reclamações e pedidos de reembolso. Na descrição, é importante fornecer informações como dimensões, fotos, vídeos e avaliações de outros compradores.
Analise a concorrência
Pesquisar a concorrência é uma estratégia necessária para entender melhor o funcionamento do mercado e como os outros negócios do mesmo nicho ou seguimento estão se posicionando no mercado.
Com essas informações, fica mais fácil elaborar estratégias futuras e criar diferenciais para o seu negócio.
Crie um site ou landing page
Considerando que você seguiu todos os passos até aqui, a próxima etapa consiste em criar um site ou landing page.
Para isso, é necessário utilizar plataformas apropriadas e tenham as funcionalidades certas para dropshipping.
Ao fazer uma pesquisa nos canais de busca na internet, você encontrará várias opções dessas plataformas. Sendo assim, basta escolher a que melhor se encaixa à sua realidade.
Escolha os meios de pagamento
Além de uma plataforma específica para realizar as operações, também é preciso selecionar um bom meio de pagamento, que aceite operar com a modalidade de dropshipping.
Então, no momento de escolher um parceiro de pagamentos, analise os prazos de liberação do dinheiro das vendas, as taxas e outras condições relacionadas aos valores recebidos.
Invista em propagandas
Uma das partes mais importantes do e-commerce de dropshipping é o investimento em propagandas e suporte ao pós-venda.
Isso envolve todo o processo relacionado à compra, ou seja, desde o primeiro contato do cliente com o seu produto até a avaliação do produto após a venda.
Sendo assim, é fundamental separar uma parte do faturamento para investir em propaganda, gestão de tráfego e tudo que envolve a apresentação do seu produto ao público.
Por fim, algumas plataformas como Google Marketing Platform e Google Ads podem ser muito úteis para a publicidade e análise do posicionamento do seu negócio na internet.
Crie as políticas do seu negócio
Criar políticas de cancelamento com todas as informações que o consumidor precisa ter caso desista da compra é muito importante.
Isso porque, além de passar confiança para o cliente, você estará se resguardando de possíveis mal-entendidos ou até mesmo ações fraudulentas.
Por fim, é preciso entender que investir em dropshipping, na maioria das vezes não costuma ser uma tarefa tão difícil. No entanto, existem alguns casos, como os que envolvem importação, por exemplo, que precisarão de apoio qualificado de modo a não criar problemas com o fisco e acabar prejudicando o negócio.