,

Programa ‘Elas Exportam’: empresas lideradas por mulheres podem ter mentoria gratuita

12/07/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

O programa ‘Elas Exportam’, resultado de uma parceria entre o MDIC e a ApexBrasil, oferece mentoria gratuita para empreendedorismo feminino.

Publicidade

Empresas lideradas por mulheres – No intuito de fortalecer o empreendedorismo feminino brasileiro no mercado internacional, surge uma nova oportunidade para mulheres empreendedoras interessadas em expandir suas atividades exportadoras. É o programa ‘Elas Exportam’, fruto de uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

Segundo informações dos organizadores o objetivo é capacitar e apoiar mulheres empreendedoras, oferecendo uma mentoria valiosa e totalmente gratuita.

Por meio dessa iniciativa, as participantes terão acesso a orientações especializadas e direcionadas, que visam não somente expandir seus negócios, mas também aprimorar suas habilidades e conhecimentos sobre o mercado internacional.

Como funcionará o “Elas Exportam” para empresas lideradas por mulheres

Com duração de seis meses, o programa buscará promover a troca de experiências entre empresárias já estabelecidas no comércio exterior e aquelas mulheres que desejam iniciar suas jornadas internacionais.

Além das mentorias individuais e coletivas, o ‘Elas Exportam’ também proporcionará oficinas, seminários e treinamento de oratória.

Nesse sentido, o intuito é de desenvolver as competências e habilidades essenciais para o sucesso das atividades exportadoras.

As empresas brasileiras lideradas por mulheres que desejarem se inscrever para receber a mentoria, terão até o próximo dia 21 de julho. Para tanto, basta clicar aqui.

As empresárias responsáveis pela mentoria

Após um processo de inscrição bem-sucedido, um total de 169 empresárias mostraram interesse em atuar como mentoras.

Desse grupo, aproximadamente 45 candidatas foram pré-selecionadas, e, com base nessa primeira etapa de seleção, 20 mentoras foram escolhidas para participar do primeiro ciclo do projeto.

É importante ressaltar que a seleção final ocorrerá após a segunda fase, quando as empresas interessadas em receber mentoria fizerem suas inscrições.

O objetivo é criar uma combinação ideal, considerando fatores como setor de atuação, região geográfica, porte empresarial e mercado de atuação.

Nesse sentido, o programa inicial contará com 20 empresárias experientes na área de exportação, que estarão oferecendo mentoria a 20 empresas lideradas por mulheres com interesse em ingressar no mercado de exportação.

Necessidade de maior representatividade

Os números atuais revelam a necessidade de maior representatividade feminina no âmbito empresarial.

Menos de 10% das empresas apoiadas pela ApexBrasil possuem mulheres no topo de suas lideranças, e apenas 14% das empresas brasileiras exportadoras possuem predominância feminina nos quadros societários, conforme dados do MDIC.

O programa ‘Elas Exportam’ visa transformar essa realidade, impulsionando a participação de empresas lideradas por mulheres no competitivo mercado internacional.

Avatar de Júlia Almeida

Redatora profissional e especialista em marketing digital. Estou no mercado de conteúdos digitais há mais de 3 anos e possuo vários textos em sites renomados.

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça