,

Inadimplente já perdeu CNH e passaporte e outros correm risco; saiba mais sobre isso

19/02/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

O STF decidiu como constitucional a apreensão de CNH e passa porte por quem está inadimplente com dívidas há longo prazo.

Publicidade

O STF decidiu como constitucional a apreensão de CNH e passaporte por quem está inadimplente com dívidas há longo prazo. Entenda mais aqui no Guia do Ex-Negativado.

Inadimplente pode perder CNH e passaporte

A penalidade foi aplicada como forma de reduzir a inadimplência no país, já que obrigaria inadimplentes a quitarem suas pendências financeiras para não terem documentos fundamentais apreendidos. Ou para recuperar, caso já tenham perdido acesso a eles.

As punições ainda incluem a proibição de participar em concursos públicos e licitações. É semelhante a ter o CPF irregular junto à Receita Federal.

Contudo, o STF afirma que as decisões deverão ser tomadas dessa forma ao observar os “princípios da proporcionalidade e razoabilidade”.

A medida é tomada, portanto, por um juiz responsável pelo processo aberto pela empresa credora.

Mais detalhes sobre o julgamento do STF e a apreensão dos documentos, você acompanha clicando aqui.

Inadimplente já perdeu CNH e passaporte em São Paulo

Em uma decisão tomada na 20ª Câmara de Direito do TJ-SP, um consumidor teve sua CNH e seu passaporte apreendidos por conta de dívidas de alto padrão financeiro.

Portanto, a medida já começa a ser levada em consideração na prática.

Como saber se estou com dívida negativada?

Para ter essa informação, consulte os órgãos de proteção ao crédito.

A Serasa Experian, o SPC Brasil e o Boa Vista SCPC são os principais órgãos de birôs de crédito no Brasil e mantêm registros de dívidas negativadas em nome de indivíduos.

É possível consultar facilmente esses órgãos, com o seu CPF no site oficial de cada um deles, para ver se há dívidas em seu nome e descobrir como liquidá-las. Outra opção é usar o PicPay para consultar seus débitos.

Além disso, é sempre importante ressaltar que a empresa é obrigada a enviar uma notificação antes de “sujar” o nome do consumidor nos órgãos de proteção ao crédito.

Essa notificação é enviada por e-mail e sinaliza que o CPF está a caminho da negativação caso a dívida em questão não seja paga.

App gratuito para ajudar nas finanças pessoais

O App do Guia é a solução perfeita para quem busca manter o controle financeiro, conhecer as melhores oportunidades de investimento e estar atualizado com as notícias e tendências do mercado.

Com ele, você pode gerenciar seus gastos de forma eficiente, tomar decisões financeiras e estar preparado para o futuro.

Clique aqui e acesse gratuitamente o nosso App do Guia!

Avatar de Victor Freitas

Jornalista com especialização em “técnicas de SEO”, pela Universidade Rock Content; também com cursos concluídos na área de economia e finanças na FGV, como os seguintes: “Como fazer Investimentos 1 e 2”, “Como gastar conscientemente” e “Como organizar o orçamento familiar”. Sou redator e editor em portais com temáticas de finanças, cidadania, economia, política, cultura e esportes. Contato profissional: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça