Fundos de mercado monetário tendem a minimizar risco (mas nem sempre são uma boa)

10/05/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Em tempos de incertezas, os fundos de mercado monetário surgem como alternativa segura para investidores que buscam ancorar seus recursos.

Publicidade

Fundos de mercado monetário – Com as oscilações e turbulências vivenciadas pelos mercados financeiros, cada vez mais investidores estão buscando portos seguros para enfrentar a situação atual. Com preocupações em relação à inflação, aumento das taxas de juros e a possibilidade de outra crise bancária global, juntamente com a possibilidade de mais volatilidade devido às tensões geopolíticas, muitos investidores estão sentindo o nervosismo.

Nesse sentido, Fundos de mercado monetário surgem como uma opção popular para aqueles que desejam ancorar seus investimentos por um curto período, até que os céus se clareiem.

Fundos de mercado monetário e os fundos de curto prazo

Os fundos de mercado monetário investem em ativos seguros, como dinheiro e títulos emitidos por governos e empresas robustas, tornando-os uma escolha segura para investidores mais receosos.

Fundos de curto prazo também estão disponíveis, investindo apenas em títulos que vencem em breve, minimizando ainda mais o risco.

No entanto, os especialistas alertam que os fundos de mercado monetário podem não ser tão seguros quanto parecem à primeira vista e os retornos, geralmente, são menores do que os de uma conta de poupança, que oferece as melhores taxas.

Os investidores devem considerar suas razões para mover seus investimentos para os fundos de mercado monetário.

Eles devem ser usados apenas para alocar investimentos a curto prazo e não como uma solução de longo prazo.

Além disso, se um investidor retirar seus investimentos durante períodos de turbulência, corre o risco de perder possíveis recuperações subsequentes.

Para quem é direcionado os fundos de mercado monetário?

Investidores com uma perspectiva de longo prazo podem não precisar buscar segurança, pois tempestades financeiras são normais e uma carteira diversificada de ações e títulos de empresas tende a valorizar-se ao longo do tempo.

No entanto, se os investidores estiverem preocupados com seus investimentos, devem considerar sua carteira como um todo e se precisam diminuir seu perfil de risco movendo-se para uma variedade de ativos mais seguros.

Avatar de Rachel Koerich

Criadora de conteúdo em textos para campanhas de marketing digital das empresas, no que inclui serviços como: elaboração de artigos otimizados em SEO para fins de melhora no posicionamento orgânico no Google. Revisões, e-mail marketing, criação de ebooks, material didático e institucional, press releases, catálogos, módulos, house organs, entre outros. Estudo e aperfeiçoamento de escrita no padrão UX.

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça