Golpe Enjoei: usuários relatam tentativas de golpe na plataforma

14/02/2024

0
FavoritarFavoritar artigo0

Golpe Enjoei – As plataformas de venda que colocam vendedor em contato direto com o potencial comprador são famosas no Brasil.

Publicidade

Golpe Enjoei – As plataformas de venda que colocam vendedor em contato direto com o potencial comprador são famosas no Brasil, incluindo nomes como Mercado Livre, Olx e Enjoei.

No entanto, em todas elas também há relatos de golpistas que tentam se aproveitar de situações.

No caso da Enjoei.com, site voltado para exclusivamente para que usuários anunciem produtos que desejam “desapegar”, são várias as reclamações de tentativas de golpes que utilizam anúncios na plataforma ou tentam fazer de vítimas os próprios vendedores.

Golpe Enjoei: usuários mostram como os golpistas atuam

Na rede social X (antigo Twitter), usuários da Enjoei mostram diferentes abordagens de golpistas que tentam enganar usuários por meio de anúncios.

O golpe mais popular é de um suposto vendedor ou comprador que solicita o WhatsApp ou Instagram da vítima para aplicar o golpe.

Nesse caso, o golpista simula um e-mail que teria sido enviado pela plataforma supostamente confirmando uma operação de compra ou venda.

Ao acreditar no e-mail recebido, o usuário então dá sequência à negociação e cai no golpe.

Existe, inclusive, um perfil no Instagram chamado @golpeenjoei, que visa justamente alertar usuários da plataforma contra os golpes que ocorrem frequentemente e divulgando perfis que já foram denunciados como possíveis golpistas.

Como não cair em golpe no site Enjoei?

Primeiramente, é importante ressaltar que o site Enjoei.com é considerado como confiável pela maioria dos usuários no Reclame Aqui, recebendo uma nota 8.0.

Além disso, os golpes não tem relação direta com a empresa, mas, sim, com a atuação de golpistas que atraem usuários justamente para um contato fora da plataforma.

  • “A própria Enjoei alerta, em seu site, sobre ações que devem ser tomadas durante vendas ou compras em sua plataforma:
  • Toda compra ou venda deve começar e terminar dentro da plataforma;
  • A gente não entra em contato através do WhatsApp;
  • Não compartilhe dados pessoais, como número telefone e redes sociais;
  • Se receber um e-mail, cheque o endereço pra ver se é nosso mesmo”.

A Enjoei também alerta para o fato de que não cobra taxa de primeira compra e nem de envio mais rápido, que são outros tipos de golpe.

Portanto, a recomendação é de nunca enviar seu contato para que o atendimento seja continuado em uma rede social.

A negociação deve terminar dentro da plataforma da Enjoei, que se responsabiliza somente pelo que ocorre em seu aplicativo ou site.

Vale ressaltar ainda que essa prática deve ser a mesma em outros sites do gênero, como Mercado Livre, Shopee e em alguns casos até mesmo a OLX, para compras com entrega a domicílio.

Leia também:

Avatar de Victor Freitas

Jornalista com especialização em “técnicas de SEO”, pela Universidade Rock Content; também com cursos concluídos na área de economia e finanças na FGV, como os seguintes: “Como fazer Investimentos 1 e 2”, “Como gastar conscientemente” e “Como organizar o orçamento familiar”. Sou redator e editor em portais com temáticas de finanças, cidadania, economia, política, cultura e esportes. Contato profissional: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa