Governo Lula irá isentar IPVA em 2023? Mensagem repercute na Internet e gera dúvidas

18/02/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Tire suas dúvidas sobre como sacar o FGTS digital. Veja o passo a passo de como fazer isso e em quais situações é possível.

Publicidade

Tem circulado desde o fim do ano passado uma suposta informação de que o governo Lula irá isentar IPVA em 2023. Afinal, de onde saiu essa afirmação? É mesmo verídica? Saiba tudo aqui no Guia do Ex-Negativado.

A suposta informação vem circulando nas redes sociais, em especial pelo WhatsApp, viralizando entre os meses de dezembro a fevereiro, ganhando novamente força nessa semana, o que fez com que as buscas sobre esse tema no Google também subissem.

Governo Lula irá isentar IPVA em 2023: é fake news!

Podemos afirmar com propriedade que se trata de uma informação falsa, com falas atribuídas ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT).

A mensagem fake circula no WhatsApp com uma suposta imagem que teria sido retirada do site da Folha de S. Paulo, com o título “governo Lula irá isentar ipva em 2023”.

É possível entender verificar facilmente que se trata de uma imagem falsa porque a sigla IPVA foi escrita em letras minúsculas e a fonte usada não condiz com o layout de publicações da Folha.

Outra informação falsa é a fala atribuída a Haddad, que teria dito que a “isenção irá abranger todos os Brasileiros que não possuem nenhum tipo de veículo”.

Nesse caso, há dois pontos que devem ser levados em consideração. O ministro Fernando Haddad não fez nenhuma declaração sobre IPVA enquanto chefe da pasta da Fazenda no governo Lula.

Além disso, a frase escrita pelo criador dessa fake news é uma forma de ironizar o tema, já que, é claro que quem não possui carro não paga IPVA. Aos desavisados, no entanto, esse ponto pode passar despercebido.

Como não cair em fake news na Internet

A recomendação principal é de sempre fazer uma pesquisa, mesmo que rápida, no Google, sobre o tema sobre o qual recebeu no WhatsApp.

É essencial saber se o assunto é real, principalmente antes de compartilhar com mais alguma pessoa.

Falas de pessoas públicas, em especial do governo, geralmente são publicadas em redes sociais dos próprios políticos ou nas páginas principais dos sites especializados. Portanto, é de fácil acesso.

Também recomendamos que leia diariamente o Guia do Ex-Negativado, para receber as informações atualizadas sobre questões que impactam diretamente o seu bolso.

App que te ajudar a cuidar das finanças pessoais

O App do Guia é a solução perfeita para quem busca manter o controle financeiro, conhecer as melhores oportunidades de investimento e estar atualizado com as notícias e tendências do mercado.

Com ele, você pode gerenciar seus gastos de forma eficiente, tomar decisões financeiras e estar preparado para o futuro.

Clique aqui e acesse gratuitamente o nosso App do Guia!

Avatar de Victor Freitas

Jornalista com especialização em “técnicas de SEO”, pela Universidade Rock Content; também com cursos concluídos na área de economia e finanças na FGV, como os seguintes: “Como fazer Investimentos 1 e 2”, “Como gastar conscientemente” e “Como organizar o orçamento familiar”. Sou redator e editor em portais com temáticas de finanças, cidadania, economia, política, cultura e esportes. Contato profissional: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça