Grupo Mateus supera Assaí e Atacadão (maiores concorrentes) em vendas no início deste ano

13/05/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

A empresa do setor varejista Grupo Mateus supera Assaí e o Atacadão neste início de 2023. Saiba mais sobre os indicadores da empresa.

Publicidade

Grupo Mateus supera Assaí e Atacadão – O Grupo Mateus apresentou um desempenho superior aos seus dois maiores concorrentes, Assaí e Atacadão, no primeiro trimestre de 2023. Isso foi confirmado por analistas que avaliaram alguns indicadores das três empresas.

Grupo Mateus supera Assaí e Atacadão: como ocorreu esse crescimento

Considerando o indicador de vendas “mesmas lojas”, que desconsidera o efeito de compras de lojas recentes, o Mateus cresceu 11,3%, enquanto o Assaí teve um avanço de 7,2% e o Atacadão cresceu apenas 5,6%.

Já em termos de vendas líquidas totais, que consideram aberturas e conversão de unidades das empresas, o Assaí teve o melhor desempenho, com a rede subindo 31,9% para R$ 15,1 bilhões, seguido pelo Mateus, que avançou 28,2% para R$ 5,8 bilhões, e em terceiro lugar, o Atacadão, com um avanço de 19% para R$ 16,2 bilhões.

Apesar de estar na liderança no trimestre, o Mateus perdeu 1,4 ponto percentual de crescimento nas vendas mesmas lojas sobre o ano anterior.

O desempenho do Mateus na margem bruta também foi inferior ao de seus concorrentes, com uma taxa de 21,1%, um recuo de 1,2 pontos (incluindo não recorrentes), enquanto o Assaí teve uma leve alta de 0,1% (para 16,1%) e o Atacadão teve uma tímida queda, de 15,5% para 15,4%.

No entanto, a empresa disse que está trabalhando nesse indicador e vê melhoras.

Amadurecimento das lojas no Nordeste

O amadurecimento das lojas nas regiões do Nordeste, onde o grupo possui 14 atacarejos em processo de maturação, foi apontado como uma das principais causas da pressão sobre a margem bruta, mas a empresa afirmou que as contramedidas foram desenvolvidas para elevar a performance da margem em 2023.

O Grupo Mateus apresentou um bom desempenho no lucro líquido, que totalizou R$ 239,7 milhões no primeiro trimestre de 2023, um crescimento de 20,3%.

A empresa também teve um endividamento líquido total de R$ 135,7 milhões e um saldo de caixa de R$ 1,7 bilhão, o que a coloca em uma posição financeira favorável em relação aos seus concorrentes.

Fonte: Valor Econômico

Avatar de Rachel Koerich

Criadora de conteúdo em textos para campanhas de marketing digital das empresas, no que inclui serviços como: elaboração de artigos otimizados em SEO para fins de melhora no posicionamento orgânico no Google. Revisões, e-mail marketing, criação de ebooks, material didático e institucional, press releases, catálogos, módulos, house organs, entre outros. Estudo e aperfeiçoamento de escrita no padrão UX.

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça