IBGE aponta taxa de desemprego de 9,3% no 2º trimestre de 2022

30/07/2022

0
FavoritarFavoritar artigo0

O IBGE apontou uma queda na taxa de desemprego no Brasil entre 2021 a 2022, chegando à casa de 9,3% no segundo trimestre.

Publicidade

O IBGE apontou uma queda na taxa de desemprego no Brasil entre 2021 a 2022, chegando à casa de 9,3% no segundo trimestre deste ano, período em que mede os meses de abril a junho.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é o principal órgão coletor de dados e estatísticas no país, sendo responsável por mostrar a realidade média dos brasileiros em determinados períodos.

Queda no desemprego em 2022 é registrada

Os dados da Pesquisa Nacional da Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgados pelo IBGE, os resultados são semelhantes aos obtidos pela pesquisa do Projeções Broadcast, que estimou uma taxa entre 9% a 9,8%.

O número de desempregados no Brasil sofre uma queda de cerca de 5% em relação ao mesmo período do ano de 2021, quando a pandemia de Covid-19 ainda gerava grandes problemas para a economia em diversos setores do país, resultando em perda de empregos e fechamento de empresas.

Entre abril a junho de 2021, o registro do IBGE apontava uma taxa de desemprego na casa dos 14,2%.

Renda média do trabalhador brasileiro com carteira assinada

A pesquisa também aponta qual é o valor médio recebido pelos trabalhadores brasileiros que possuem emprego formal.

Segundo a Pnad, a renda média real do trabalho foi de R$ 2.652,00 no segundo trimestre de 2022, apresentando, no entanto, uma queda de 5,1% em relação ao mesmo período do ano de 2021.

A título de comparação, a cesta básica no país vem sofrendo aumento a cada mês, inclusive ultrapassando a casa dos R$ 770,00 na cidade de São Paulo, como exemplo.

Avatar de Victor Freitas

Jornalista com especialização em “técnicas de SEO”, pela Universidade Rock Content; também com cursos concluídos na área de economia e finanças na FGV, como os seguintes: “Como fazer Investimentos 1 e 2”, “Como gastar conscientemente” e “Como organizar o orçamento familiar”. Sou redator e editor em portais com temáticas de finanças, cidadania, economia, política, cultura e esportes. Contato profissional: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça