Entenda a inflação acumulada de 2022 e seu impacto em 2023 (prejuízos no seu bolso)

25/01/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

A inflação acumulada de 2022 foi novamente acima da meta estipulada como ideal e gera prejuízos no bolso dos consumidores.

Publicidade

A inflação acumulada de 2022 foi novamente acima da meta estipulada como ideal e gera prejuízos no bolso dos consumidores. Entenda aqui no Guia do Ex-Negativado a porcentagem do IPCA e quais são seus impactos para o ano de 2023.

Inflação acumulada de 2022

IPCA é a sigla para Índice Nacional de Preços ao consumidor amplo, com dados que são colhidos e divulgados pelo IBGE mês após mês.

De janeiro a dezembro de 2022, a inflação oficial do país fechou em 5,79%, estourando a meta pelo segundo ano consecutivo.

A expectativa do Banco Central era de uma inflação de 3,50% no ano passado, com intervalo de tolerância de 1,5% para mais. Ou seja, era aceitável até 5%.

Crise hídrica, energia elétrica e combustíveis por alta do dólar e demanda global por petróleo foram somente alguns dos motivos principais que puxam a fila dos problemas de 2022 no Brasil.

Qual o impacto da inflação de 2022 no ano de 2023?

Em resumo, o aumento na inflação faz com que o dinheiro guardado sem um rendimento anual acima de 5,79% tenha seu valor real reduzido.

Como exemplo real, quem recebia R$ 3.000 em 2010, em 2023 precisaria receber R$ 5.313,63 para manter o padrão de compra. Isso porque, nesse período o IPCA acumulado de 12 anos é de 77%.

Esse é o risco real da inflação alta.

A inflação acumulada de um ano pode ter um impacto significativo no ano seguinte. Isso porque, ela pode afetar os preços dos bens e serviços, o nível de emprego e o rendimento das pessoas, bem como a taxa de juros e a confiança dos consumidores e dos investidores.

Além disso, a inflação acumulada pode levar a medidas de política econômica restritivas, como aumentos nas taxas de juros, o que pode desacelerar o crescimento econômico.

Segundo promessas do presidente da República, Lula (PT), e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), não será esse o caso. Entretanto, o cenário já é de pessimismo para a inflação de 2023, com tendência de ficar acima da meta mais uma vez.

Por outro lado, aqueles com investimentos atrelados à própria inflação podem se beneficiar, como o Tesouro Direto IPCA+.

App para controle de gastos e notícias sobre finanças

O App do Guia é a solução perfeita para quem busca manter o controle financeiro, conhecer as melhores oportunidades de investimento e estar atualizado com as notícias e tendências do mercado.

Com ele, você pode gerenciar seus gastos de forma eficiente, tomar decisões financeiras e estar preparado para o futuro.

Clique aqui e acesse gratuitamente o nosso App do Guia!

Avatar de Victor Freitas

Jornalista com especialização em “técnicas de SEO”, pela Universidade Rock Content; também com cursos concluídos na área de economia e finanças na FGV, como os seguintes: “Como fazer Investimentos 1 e 2”, “Como gastar conscientemente” e “Como organizar o orçamento familiar”. Sou redator e editor em portais com temáticas de finanças, cidadania, economia, política, cultura e esportes. Contato profissional: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça