Já fiz um empréstimo do FGTS, posso fazer outro? Uma das dúvidas comuns entre os trabalhadores com saldo disponível para o uso do Fundo de Garantia é sobre a quantidade de empréstimos que podem ser feitos de uma só vez.
O empréstimo do FGTS permite que o trabalhador utilize parte do saldo disponível em suas contas ativas ou inativas como garantia para obter crédito.
Essa modalidade está relacionada ao saque-aniversário, que possibilita o acesso anual a uma parcela do FGTS, além de um percentual do saldo. No caso do empréstimo, este saque-aniversário é o que pagará as parcelas obtidas no contrato de crédito.
Mas será que é possível fazer mais de um empréstimo utilizando o FGTS? Vamos explorar essa questão em detalhes.
Como Funciona o Empréstimo do FGTS
O empréstimo do FGTS, antecipação do saque-aniversário ou consignado do FGTS são nomenclaturas dadas à mesma linha de crédito.
Na prática, as instituições financeiras adiantam os valores que o trabalhador receberia nos próximos anos, com base no saque-aniversário.
Nessa forma de empréstimo, não é necessário pagar boletos, pois a instituição recebe o pagamento diretamente por meio do saque-aniversário. Por essa razão também é chamado de “consignado do FGTS”.
Leia mais: Empréstimo FGTS cai na hora? Desvendando a questão do tempo
Já fiz um empréstimo do FGTS, posso fazer outro?
A possibilidade de realizar outro empréstimo do FGTS é uma dúvida comum entre os trabalhadores e a resposta é sim!
É possível buscar um novo crédito, mas é fundamental atender a todos os requisitos exigidos pela instituição financeira com a qual está buscando o recurso financeiro.
Antes de solicitar um novo empréstimo, é fundamental verificar se você possui saldo no FGTS sem bloqueios. Esse saldo deve ser suficiente para cobrir o valor solicitado, bem como as taxas e encargos do crédito.
Caso possua fundos suficientes para um contrato, consulte um banco. Lembre-se que cada instituição financeira possui regras específicas quanto ao número de empréstimos ativos permitidos.
Se você já possui um empréstimo em andamento, é necessário ter saldo disponível para cobrir outro contrato até atingir o número de antecipações permitido.
Levando como exemplo uma contratação anterior que tenha comprometido 4 anos de saque-aniversário, se ainda houver saldo disponível é possível solicitar uma antecipação de até 8 anos de saque-aniversário.
Vale destacar que alguns bancos e financeiras oferecem 12 anos de antecipação, como por exemplo Nubank e MeuTudo. Já outras instituições permitem antecipar até 10 anos.
Quem pode ter acesso à modalidade de crédito
Para solicitar o recurso financeiro oferecido por essa modalidade, é necessário atender aos seguintes requisitos:
- Ser maior de 18 anos ou emancipado;
- Ter saldo em contas ativas ou inativas do FGTS;
- Estar com o CPF regular na Receita Federal;
- Ser adimplente com a instituição financeira ou utilizar o crédito para quitar dívidas.
Será que vale a pena?
Em geral, esse tipo de crédito pode ser uma alternativa interessante para quem busca recurso financeiro de forma mais acessível.
No entanto, é fundamental avaliar cuidadosamente as condições e verificar se atende às suas necessidades financeiras, principalmente levando em consideração que não será possível realizar o saque-aniversário até o fim do contrato desse empréstimo.
Leia também: Fiz empréstimo FGTS e não caiu na conta: O que aconteceu e como resolver