Já fiz um empréstimo do FGTS, posso fazer outro? Entenda a regra

13/04/2024

0
FavoritarFavoritar artigo0

Já fiz um empréstimo do FGTS, posso fazer outro? – Essa é uma das dúvidas comuns entre os trabalhadores com saldo disponível para no FGTS.

Publicidade

Já fiz um empréstimo do FGTS, posso fazer outro? Uma das dúvidas comuns entre os trabalhadores com saldo disponível para o uso do Fundo de Garantia é sobre a quantidade de empréstimos que podem ser feitos de uma só vez.

O empréstimo do FGTS permite que o trabalhador utilize parte do saldo disponível em suas contas ativas ou inativas como garantia para obter crédito.

Essa modalidade está relacionada ao saque-aniversário, que possibilita o acesso anual a uma parcela do FGTS, além de um percentual do saldo. No caso do empréstimo, este saque-aniversário é o que pagará as parcelas obtidas no contrato de crédito.

Mas será que é possível fazer mais de um empréstimo utilizando o FGTS? Vamos explorar essa questão em detalhes.

Como Funciona o Empréstimo do FGTS

O empréstimo do FGTS, antecipação do saque-aniversário ou consignado do FGTS são nomenclaturas dadas à mesma linha de crédito.

Na prática, as instituições financeiras adiantam os valores que o trabalhador receberia nos próximos anos, com base no saque-aniversário.

Nessa forma de empréstimo, não é necessário pagar boletos, pois a instituição recebe o pagamento diretamente por meio do saque-aniversário. Por essa razão também é chamado de “consignado do FGTS”.

Leia mais: Empréstimo FGTS cai na hora? Desvendando a questão do tempo

Já fiz um empréstimo do FGTS, posso fazer outro?

A possibilidade de realizar outro empréstimo do FGTS é uma dúvida comum entre os trabalhadores e a resposta é sim!

É possível buscar um novo crédito, mas é fundamental atender a todos os requisitos exigidos pela instituição financeira com a qual está buscando o recurso financeiro.

Antes de solicitar um novo empréstimo, é fundamental verificar se você possui saldo no FGTS sem bloqueios. Esse saldo deve ser suficiente para cobrir o valor solicitado, bem como as taxas e encargos do crédito.

Caso possua fundos suficientes para um contrato, consulte um banco. Lembre-se que cada instituição financeira possui regras específicas quanto ao número de empréstimos ativos permitidos.

Se você já possui um empréstimo em andamento, é necessário ter saldo disponível para cobrir outro contrato até atingir o número de antecipações permitido.

Levando como exemplo uma contratação anterior que tenha comprometido 4 anos de saque-aniversário, se ainda houver saldo disponível é possível solicitar uma antecipação de até 8 anos de saque-aniversário.

Vale destacar que alguns bancos e financeiras oferecem 12 anos de antecipação, como por exemplo Nubank e MeuTudo. Já outras instituições permitem antecipar até 10 anos.

Quem pode ter acesso à modalidade de crédito

Para solicitar o recurso financeiro oferecido por essa modalidade, é necessário atender aos seguintes requisitos:

  • Ser maior de 18 anos ou emancipado;
  • Ter saldo em contas ativas ou inativas do FGTS;
  • Estar com o CPF regular na Receita Federal;
  • Ser adimplente com a instituição financeira ou utilizar o crédito para quitar dívidas.

Será que vale a pena?

Em geral, esse tipo de crédito pode ser uma alternativa interessante para quem busca recurso financeiro de forma mais acessível.

No entanto, é fundamental avaliar cuidadosamente as condições e verificar se atende às suas necessidades financeiras, principalmente levando em consideração que não será possível realizar o saque-aniversário até o fim do contrato desse empréstimo.

Leia também: Fiz empréstimo FGTS e não caiu na conta: O que aconteceu e como resolver

Avatar de Victor Freitas

Jornalista com especialização em “técnicas de SEO”, pela Universidade Rock Content; também com cursos concluídos na área de economia e finanças na FGV, como os seguintes: “Como fazer Investimentos 1 e 2”, “Como gastar conscientemente” e “Como organizar o orçamento familiar”. Sou redator e editor em portais com temáticas de finanças, cidadania, economia, política, cultura e esportes. Contato profissional: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa