Justiça suspende decisão que beneficiava credores da Americanas

11/04/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Decisão judicial suspende prazo estendido para execução de dívidas, prejudicando credores das Americanas. Saiba mais!

Publicidade

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro suspendeu a decisão que beneficiava credores da Americanas ao estender o prazo para execuções de dívidas da varejista.

A decisão havia sido obtida pelo Banco Safra, um dos maiores credores da empresa, que buscava recuperar R$ 95 milhões emprestados a Americanas.

No entanto, o desembargador José Carlos Maldonado de Carvalho decidiu suspender a decisão em uma nova liminar, proibindo o levantamento de valores que tenham sido liberados pela decisão anterior.

O desembargador justificou a medida, alegando risco de dano irreversível para a empresa e seus envolvidos.

A Americanas havia obtido proteção contra credores a partir do dia 13 de janeiro, logo após o anúncio da descoberta de inconsistências contábeis em seu balanço financeiro.

Justificativa para decisão

Segundo o desembargador, essa medida visava à sobrevivência da empresa e o êxito de sua recuperação. Desde então, a Americanas tem enfrentado batalhas judiciais com diversos bancos.

O Banco Safra, por exemplo, já havia ido à Justiça tentar impedir o pagamento imediato a credores trabalhistas e pequenos fornecedores, uma das medidas anunciadas após proposta de capitalização da companhia.

Apesar das adversidades, a Americanas vem buscando formas de contornar a crise. Em março, o BTG Pactual, um dos credores mais firmes da empresa, pediu a suspensão na tramitação de sete recursos na Justiça do Rio de Janeiro contra a varejista.

Já em abril, os acionistas da empresa de private equity 3G, Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira, acenaram com um aporte de R$ 12 bilhões na empresa, em uma tentativa de amenizar a crise.

Enquanto a Americanas luta para se recuperar financeiramente, os bancos credores continuam buscando maneiras de recuperar seus empréstimos.

O Banco Safra, por exemplo, não comentou sobre a nova decisão judicial relacionado credores da Americanas, mas é possível que a instituição financeira continue buscando maneiras de recuperar os valores emprestados à varejista.

Acesse agora o Guia do Ex Negativado e fique sempre atualizado com as últimas novidades do mercado financeiro.

Avatar de Júlia Almeida

Redatora profissional e especialista em marketing digital. Estou no mercado de conteúdos digitais há mais de 3 anos e possuo vários textos em sites renomados.

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça