MEI benefícios bancários – Uma das buscas mais comuns por parte de quem é Microempreendedor Individual se dá a respeito dos benefícios que se pode ter ao atuar como essa modalidade de empresa.
Como MEI, o empreendedor consegue ter um CNPJ de forma simplificada, formalizando suas atividades perante à Receita Federal e aos demais órgãos públicos, assim como também ganha em credibilidade junto aos bancos.
Abaixo, o Guia do Ex-Negativado mostra o que um Microempreendedor Individual pode ter acesso em um banco.
Quais são os benefícios bancários do MEI?
Os benefícios bancários da MEI podem variar de acordo com o banco e as condições específicas oferecidas em cada uma das instituições financeiras, mas geralmente incluem:
Abertura de conta PJ ou MEI
Todos os bancos possuem uma modalidade de conta bancária para Pessoa Jurídica (CNPJ). Porém, algumas instituições financeiras possuem modalidades de conta especificamente voltada para quem é MEI.
Em geral, os bancos costumam oferecer um processo de abertura de conta simplificado e menos burocrático para MEIs.
Com acesso aos serviços bancários é permitido separar as finanças pessoais das finanças do negócio, facilitando a gestão financeira.
Emissão de boletos bancários em nome da empresa
Com uma conta PJ ou MEI, há também a possibilidade da emissão de boletos bancários com o CNPJ da empresa, facilitando o recebimento dos valores devidos por clientes e conquistando maior credibilidade.
Maquininha de cartão
Alguns bancos oferecem máquinas de cartão de crédito e débito com condições especiais para MEIs.
É o caso de contas digitais como Banco Inter e C6 Bank.
Além disso, terá acesso à contratação em todas as outras emissoras de maquininha de cartão.
Isenção de tarifas
Assim como existem contas digitais sem tarifas para Pessoa Física (CPF), também há contas que seguem a mesma premissa para quem é PJ.
Isso pode incluir isenção de tarifas de manutenção de conta, anuidade do cartão de crédito, boletos bancários e transferências bancárias. Inter e Nubank são exemplos.
Acesso a crédito voltado para empresas
Dependendo do relacionamento da MEI com o banco, pode haver facilidades para obtenção de crédito, como empréstimos e linhas de crédito especiais com taxas de juros mais baixas.
Uma das linhas de crédito que podem seguir obtidas através de qualquer banco, sendo MEI, é o Pronampe, do governo federal.
Conseguir um empréstimo pode ajudar os empreendedores a obterem capital de giro ou investirem em seus negócios. Mas depende da análise do perfil financeiro da empresa e do seu dono.
Aplicativos e plataformas digitais
Muitos bancos disponibilizam aplicativos e plataformas digitais que permitem a gestão financeira online, facilitando o controle de receitas, despesas e saldo da conta.
BNDES é mais uma possibilidade para MEI
E por falar em crédito, o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) também possui uma linha especialmente voltada para empreendedores, incluindo quem é MEI.
Trata-se da linha de crédito BNDES Microcrédito, que oferece até R$ 21 mil em financiamentos a microempreendedores formais ou até informais.
O Microcrédito do BNDES oferece condições vantajosas, como taxas de juros reduzidas e prazos flexíveis de pagamento, visando facilitar o acesso ao crédito e proporcionar condições mais favoráveis para o desenvolvimento dos empreendimentos de menor porte.
Além disso, o programa também conta com o suporte de instituições financeiras parceiras que atuam como intermediárias na concessão do crédito.
Leia também: MEI pode fazer carteirinha do Sesc? É gratuita? Como fazer? Tudo que precisa saber
Aqui no Guia do Ex-Negativado, você é apresentado aos melhores caminhos e ideias para fazer renda extra pela Internet ou de forma presencial. Apresentamos dicas, recomendações e tutoriais exclusivos para ajudar os leitores a alcançarem o que buscam.
Clique aqui e acesse também o App do Guia, que é gratuito e vai te ajudar a conseguir conquistar seus objetivos!