Call us now:
Você sabia que há horários em que a energia é mais barata no Brasil? É fundamental conhece-los para ter ideias de como economizar dinheiro com a conta do mês.
A conta de energia elétrica é um dos motivos que mais geram apreensão entre os brasileiros todos os meses, pois o valor pode variar e subir mais do que era esperado, dificultando, assim, o orçamento mensal.
Sendo assim, é necessário tomar cuidados e saber como economizar para não se descuidar e acabar pagando mais do que deveria em sua conta de luz.
Para economizar energia, é preciso conhecer os tipos de bandeiras
Antes de mais nada, o consumidor deve ter atenção ao tipo de bandeira que está em vigor no mês em questão para se programar quanto aos possíveis gastos que podem ser mais altos (no caso de bandeira vermelha) ou mais baixos (em caso de bandeira verde).
A própria ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) recomenda atenção a esse ponto:
“As bandeiras dão transparência ao custo real da energia e permitem ao consumidor se programar e ter um consumo mais consciente. Antes, ele não sabia que a energia estava mais cara. Agora ele sabe e pode se programar. Se a bandeira está vermelha, ele sabe que é conveniente economizar, ter um consumo mais consciente e evitar o desperdício de energia”.
Como exemplo, a bandeira do mês de setembro de 2022 no Brasil é verde e não nenhum tipo de reajuste na sua conta de energia.
Caso estivesse em bandeira vermelha, o reajuste poderia ser de até R$ 5 para cada 100 kWh consumidos.
Qual é o horário em que a energia está mais cara?
Nos horários de pico e aumentos de energia, por exemplo durante a noite na maior parte do país. Isso ocorre devido aos próprios hábitos da população brasileira.
O consumo de energia tende a ser maior e, consequentemente, ela será mais cara.
Quais são os horários em que a energia está mais barata?
Ou seja, levando em consideração o período de pico da energia no Brasil, é possível afirmar que consumir energia antes da noite tende a ser mais barato, sim.
É com esse intuito a que a própria ANEEL lançou a Tarifa Branca, que define os horários nos quais a energia é mais barata.
A modalidade “fora de ponta”, que significa fora do período de pico, é definida das 00:00 até 19:00. Ou seja, em todo esse tempo a tarifa de energia elétrica é mais barata.
A partir das 19:01 até 23:59, os custos serão mais elevados.