Não votou? Saiba onde justificar online para fugir de multas

03/10/2022

0
FavoritarFavoritar artigo0

Passado o primeiro turno das eleições 2022 em todo o Brasil, um dos temas que entram em evidência é sobre onde justificar online.

Publicidade

Passado o primeiro turno das eleições 2022 em todo o Brasil, um dos temas que entram em evidência é sobre onde justificar online para fugir de multas eleitorais. Confira aqui.

O primeiro turno das eleições contou com mais de 123 milhões de votos válidos em todo o Brasil. Já no que diz respeito às abstenções, que são os eleitores ausentes, a porcentagem foi de 20,9%. Um número maior do que em 2018, quando 20,3% não compareceu às urnas.

Foram mais de 32 milhões de pessoas que estavam aptas ao voto, mas não compareceram por diferentes razões. Todas elas terão de emitir a justificativa para a Justiça Eleitoral, explicando o motivo, de acordo com as leis eleitorais do país.

Onde justificar forma online em 2022?

Buscando aumentar a tecnologia e digitalizar cada vez mais o sistema eleitoral brasileiro, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) oferece o aplicativo e-Título para a população.

Nele, é possível realizar inúmeras ações relacionadas à sua vida eleitoral, como por exemplo dispensar o uso do próprio título em papel.

Outra funcionalidade importante que o aplicativo oferece é de justificar o voto de forma online.

O passo a passo é simples e permite a justificativa em poucos minutos:

  • Abra o aplicativo e-Título com seu CPF e a senha cadastrada, ou com a biometria do seu celular;
  • Toque no menu “mais opções”, representado por três tracinhos no canto inferior direito da página principal;
  • Na sequência, toque em “Justificativa de ausência”;
  • A partir daí, basta inserir a eleição que deseja justificar, a justificativa para a sua ausência e o seu e-mail e enviar para a Justiça Eleitoral.
Saiba onde justificar o voto online e fuja de multas
Saiba onde justificar o voto online e fuja de multas (Foto: Reprodução / e-Título)

Até quando posso justificar?

A justificativa é permitida dentro de um prazo de até 60 dias após a ausência na votação. Ou seja, o eleitor tem até o dia 2 de dezembro para justificar o motivo de não ter comparecido à urna no primeiro turno.

Posso justificar os dois turnos de uma vez?

Não. A Justiça Eleitoral explica que cada ausência deve ser justificada de maneira separada. Portanto, quem não puder votar em nenhum dos dois turnos deverá justificar duas vezes.

O que acontece se não justificar?

A primeira consequência é ficar com pendência junto à Justiça Eleitoral, o que fará com que o título fique em situação irregular, impedindo que o cidadão obtenha passaporte ou uma nova carteira de identidade.

Outras consequências são a proibição de se matricular ou renovar matrícula em instituições de ensino público, tampouco prestar concursos ou assumir cargos públicos.

A ausência da justificativa também gera uma multa em dinheiro, de valor simbólico de R$ 3,51.

Avatar de Victor Freitas

Jornalista com especialização em “técnicas de SEO”, pela Universidade Rock Content; também com cursos concluídos na área de economia e finanças na FGV, como os seguintes: “Como fazer Investimentos 1 e 2”, “Como gastar conscientemente” e “Como organizar o orçamento familiar”. Sou redator e editor em portais com temáticas de finanças, cidadania, economia, política, cultura e esportes. Contato profissional: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça