,

Formulário Cadastro Único: governo deve lançar novo questionário

23/07/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

O Ministério do Desenvolvimento Social revela planos para um novo Formulário do Cadastro Único para informações mais precisas.

Publicidade

Formulário Cadastro Único – O governo federal tem em vista promover mudanças no Cadastro Único (CadÚnico), que é utilizado para programas sociais como o Bolsa Família. O atual formulário, que data de 2010, encontra-se sem atualizações relevantes desde então. Para superar essa defasagem, o Ministério do Desenvolvimento Social está empenhado em lançar um novo questionário até 2025.

A Secretária de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único, Letícia Bartholo, destacou que o novo formulário está sendo cuidadosamente elaborado, informou o Jornal Estadão.

O objetivo é incorporar perguntas mais pertinentes e atualizadas, a fim de refletir os desafios enfrentados pelas famílias na conjuntura atual.

Novo Formulário Cadastro Único

A atualização do Cadastro Único é essencial para garantir maior eficiência e precisão nos programas sociais.

Ao agregar informações mais recentes e alinhadas com a realidade dos beneficiários, o governo busca otimizar a seleção dos beneficiários e assegurar que os recursos sejam destinados de maneira mais eficaz.

O Cadastro Único é uma ferramenta valiosa para identificar as famílias em situação de vulnerabilidade e permitir a concessão de benefícios sociais de acordo com suas necessidades.

Com as mudanças propostas, espera-se que o programa alcance um nível mais elevado de efetividade, beneficiando de forma mais abrangente aqueles que realmente precisam de apoio governamental.

Além disso, Letícia Bartholo destaca que o sistema tecnológico utilizado será ágil e flexível, ao contrário do atual, que leva seis meses para qualquer aprimoramento.

Ela expressa sua insatisfação com o fato de o formulário estar em uso há mais de uma década, reiterando a importância de atualizações constantes para atender às necessidades da população.

Veja ainda:

Como ocorrerá a revisão

O processo de revisão será conduzido com o auxílio de especialistas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Instituto de Pesquisas Econômicas e Aplicadas (Ipea).

Embora Bartholo reconheça o desafio como uma verdadeira maratona, ela enfatiza a importância de entregar o novo formulário até o prazo estipulado, em 2025, visto que dados atualizados do Censo são cruciais para fundamentar políticas públicas eficientes.

Visando oferecer recursos adicionais para gestores, pesquisadores e formuladores de políticas públicas, o Ministério lançará em breve o Observatório do CadÚnico, uma ferramenta que disponibilizará uma base de dados atualizada.

Além disso, para tornar o sistema mais eficaz e responsivo às necessidades da população de baixa renda, os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) nos municípios acompanharão de perto as famílias cadastradas.

A expectativa, portanto, é de que essas medidas contribuam para melhorar a eficiência dos programas sociais, proporcionando um suporte mais efetivo àqueles que realmente necessitam de assistência, além de fornecer informações atualizadas para embasar as políticas públicas do país.

Avatar de Júlia Almeida

Redatora profissional e especialista em marketing digital. Estou no mercado de conteúdos digitais há mais de 3 anos e possuo vários textos em sites renomados.

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça