Call us now:
Novo teto de juros consignado – Está oficialmente decretado um novo percentual para operações de empréstimo consignado no Brasil, mas a mudança faz com que os bancos já voltem a oferecer este crédito? Saiba já!
Em meio à suspensão na última semana, fica a dúvida se o serviço já foi normalizado ou se ainda continuam em suspensão. O Guia do Ex-Negativado te informa sobre como está a situação neste post.
O caso da suspensão do empréstimo consignado
No dia 17 de março, foi publicada no Diário Oficial da União uma redução de juros do consignado do INSS, cujo teto caiu de 2,14% para 1,70%.
Além disso, as operações com cartão de crédito consignado também tiveram taxas máximas reduzidas: de 3,06% para 2,62%.
A partir da medida assinada pelo governo, todos os bancos brasileiros são obrigados a cumprirem o novo teto de juros estipulado. Porém, instituições como BB, Caixa, Itaú, C6 Bank, Pan, Daycoval, Mercantil do Brasil e PagBank anunciaram a suspensão de todos os consignados.
Novo teto de juros consignado agrada aos bancos
Após uma reunião considerada como satisfatória por parte dos bancos, a tendência é de que voltem a operar o empréstimo consignado de forma imediata, ainda nesta semana.
Em reunião na última terça-feira (28), foi definido o teto de juros para 1,97% em operações de consignado para aposentados do INSS, já assinado pelo presidente Lula (PT)
Aumento no percentual dos juros do consignado logo após redução gera críticas
Presidente do PDT-SP, Antonio Neto, criticou o aumento de 0,27% após o ministro do Trabalho e Previdência, Carlos Lupi (PDT), ter conseguido reduzir para 1,70% o teto de juros.
Acabo de receber com indignação a informação que o Governo @LulaOficial conseguiu aprovar o aumento da taxa de juros dos empréstimos consignados para aposentados e pensionistas para 1,97%.
Na contramão dos interesses da classe trabalhadora, o Governo se submeteu aos caprichos e…
— Antonio Neto (@antonionetopdt) March 28, 2023
Cidadãos também manifestaram descontentamento, já que houve aumento após 11 dias de boicote dos bancos.
O governo Lula aumentou a taxa de juros do consignado de 1.70 para 1.97% ao mês.
O governo dos banqueiros segue defendendo sua classe.
— Diogo Travassos (@Diogo_Travassos) March 28, 2023
Presidente Lula simplesmente AUMENTOU o juros do consignado dos aposentados…
É INACREDITÁVEL! https://t.co/vzkUWMfzh3
— Tamir Felipe (@TamirFelipe) March 28, 2023
Quem nega que Lula aumentou juros do consignado, não entende o contexto da situação, o conselho decidiu 1,70%, e governo anunciou que botaria 1,70%, aí no fim decidiram aumentar pra 1,97%, ou seja, ao invés de baixar 0,44%, baixaram só 0,17%, os bancos venceram, o povo perdeu!
— Luiz Pedro (@LuizPedro290495) March 29, 2023
Há também o lado que sai em defesa do governo:
O Governo Lula, por meio do Conselho da Previdência, pretendia reduzir os juros do consignado do INSS de 2,14% para 1,70%, enfrentou o boicote dos bancos e chegou à um acordo para REDUZIR de 2,14% para 1,97%.
Então bolsomínions aprendam matemática, ou é forçar demais?— Walter de Souza Filho (@WalterTato) March 29, 2023
Sim, cedeu! Mas não houve aumento e sim diminuição, pq os juros praticados anteriormente eram de NO MÍNIMO 2,14 e agora serão de no máximo 1,97! Houve diminuição! E, sim, cedeu, pq pra governar tem que ter negociação e consenso! Na prática houve queda e não aumento!
— Faihra Shimamura (@FaihraS) March 29, 2023
Quais bancos não suspenderam e estão fazendo consignado com juros mais baixos?
Somente quatro bancos acataram a redução de juros inicial de 1,70% estão oferecendo juros mais baixos, segundo o Banco Central.
O grande destaque fica para a taxa de juros definida pelo CCB Brasil, que não só reduziu, como oferece a menor taxa do mercado de forma disparada.
- CCB Brasil: 1,31%
- BRB: 1,63%
- Cetelem: 1,65%
- Sicoob: 1,68%
App com planilha financeira grátis que te ajuda a organizar as finanças
O App do Guia é a solução perfeita para quem busca manter o controle financeiro, conhecer as melhores oportunidades de investimento e estar atualizado com as notícias e tendências do mercado.
Com ele, você pode gerenciar seus gastos de forma eficiente, tomar decisões financeiras e estar preparado para o futuro.
Clique aqui e acesse gratuitamente o nosso App do Guia!