Call us now:

Os aportes realizados por empresas de laticínios regionais e o alto consumo de queijo coalho impulsionaram a demanda por leite in natura no Nordeste. As companhias locais conseguiram penetrar em mercados do Sudeste e do Sul, ampliando as suas vendas, principalmente de queijos. Conforme afirmou Bruno Girão, CEO da Alvoar Lácteos, aproximadamente 60% da produção de leite do Nordeste é utilizada para a fabricação do produto derivado.
Investimento
As empresas de laticínios no Nordeste investiram em caminhões e tanques refrigerados para atender à crescente demanda por leite cru.
Em vez de serem os proprietários das fazendas, são as próprias indústrias que instalam os equipamentos, investindo em infraestrutura que acaba ampliando a base de produtores.
Nos últimos cinco anos, a empresa cearense Alvoar Lácteos investiu cerca de R$ 350 milhões em fábricas, tanques e caminhões refrigerados.
Produção anual de leite
De 2017 a 2021, a produção anual de leite (não incluindo apenas a captação formal) em Sergipe, Alagoas e Pernambuco registrou um aumento de 43%, alcançando 2,3 bilhões de litros, e em toda a região Nordeste, um aumento de quase 40%, chegando a 5,5 bilhões de litros, conforme a consultoria Prestige.
No Brasil, o queijo coalho impulsiona o crescimento, foi de 6% no mesmo período, e o com o leite totalizou 35 bilhões de litros, conforme o IBGE.
Segundo o economista Paulo do Carmo Martins, o alto consumo de queijo coalho, da Embrapa Gado de Leite, é necessário fomentar políticas para organizar a cadeia produtiva e reduzir a informalidade na região, visto que muitos produtores acabam vendendo para queijarias ilegais.
Já Geraldo Eugênio, professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco, destaca que o mercado de laticínios na região é avaliado pelos próprios consumidores e a boa qualidade dos pequenos negócios vem apresentando melhorias.
Siga-nos no Google Notícias!
Google Notícias – Guia do Ex-Negativado – Direitos e Benefícios
Visite o Guia do Ex Negativado e conheça as melhores notícias acerca do mundo financeiro para se manter informado!