O sistema Pix do Banco Central registrou novo recorde diário de transações

14/04/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Novo recorde diário de operações do Pix, movimentando um total de R$ 62,9 bilhões segundo o banco central. Confira tudo sobre o assunto!

Publicidade

Na quinta-feira passada (7), o sistema de pagamentos instantâneos registrou um novo recorde diário de operações do Pix, com 122,4 milhões de transações, movimentando um total de R$ 62,9 bilhões, segundo o Banco Central. O recorde anterior era de 104 milhões de transações em dezembro de 2020.

O que é o Pix?

O Pix é um meio de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central brasileiro que permite a transferência de recursos entre contas em poucos segundos, a qualquer hora ou dia.

Além de ser prático e seguro, o Pix tem o potencial de melhorar a competitividade e a eficiência do mercado.

Ele reduz os custos e aprimora a experiência dos clientes, incentiva a eletronização do mercado de pagamentos de varejo, promove a inclusão financeira e, ainda, preenche uma série de lacunas existentes na cesta de instrumentos de pagamentos disponíveis atualmente para a população.

Quem pode fazer ou receber o Pix?

Qualquer indivíduo ou empresa que possua uma conta bancária corrente, poupança ou de pagamento pré-pago em uma instituição financeira participante do sistema pode utilizar o Pix.

O Pix não é um aplicativo em si, mas sim um serviço integrado aos aplicativos de celular ou internet banking das instituições financeiras que aderiram ao sistema.

Diferencial

O Pix se diferencia das outras formas de pagamento por sua rapidez, praticidade e acessibilidade, permitindo transações por meio de chave Pix, QR Code ou dados bancários.

O serviço está disponível 24 horas por dia, sem limitações de horários, além de oferecer tarifas mais baixas ou gratuitas.

Não é necessário o uso de cartão ou maquininha para realizar as operações, realizadas de forma direta na conta do usuário, sem anuidades e com a vantagem de o pagamento ser recebido imediatamente, trazendo com isso seu mais novo recorde diário de operações do Pix.

Para garantir a segurança das transações, há limites máximos pré-definidos para transferências e pagamentos, que podem ser alterados pelos clientes na opção “Meus Limites Pix”.

O aumento do limite está sujeito a avaliação da instituição e é efetivado em até 48 horas após o pedido. Em casos de dúvida consulte o site do Banco Central do Brasil.

Avatar de Júlia Almeida

Redatora profissional e especialista em marketing digital. Estou no mercado de conteúdos digitais há mais de 3 anos e possuo vários textos em sites renomados.

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça