Parcela bloqueada Auxílio Brasil: tem como receber? Veja o que pode ser feito

Parcela bloqueada Auxílio Brasil – Muito se pergunta na Internet sobre o que fazer quando uma parcela é bloqueada no programa social do governo federal. Será que há como receber? E o principal, tem como voltar ao benefício?

Em meio a um “pente fino” que vem sendo realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social, do governo Lula (PT), milhões de cadastros já foram cancelados ou suspensos somente nos primeiros oito meses de 2023.

Caso você tenha tido sua parcela do Bolsa Família, antigo Auxílio Brasil, bloqueada, tire suas dúvidas já aqui com o Guia do Ex-Negativado.

Parcela bloqueada Auxílio Brasil tem como receber?

Não é possível realizar o saque da parcela que foi bloqueada pelo Governo Federal.

Uma vez que um cadastro é bloqueado, não há mais direito de receber quaisquer valores no momento.

Isso ocorre porque um cadastro só é excluído do programa quando não atende mais às regras básicas de participação, o que significa que não é permitido receber parcelas após o bloqueio do Auxílio Brasil.

A partir disso, será necessário realizar o procedimento que lhe permita desbloquear o cadastro no programa.

É possível voltar a receber o Auxílio Brasil/Bolsa Família, mas como fazer?

Antes de mais nada, é importante afirmar que qualquer pessoa cujo cadastro tenha sido bloqueado pode recuperar o benefício em algum momento.

No entanto, será necessário realizar uma atualização cadastral que demonstre a elegibilidade para receber o benefício destinado a famílias com renda de até R$ 218 por pessoa na residência.

Isto é, o Responsável Familiar terá de ir até o CRAS mais próximo da sua residência para solicitar atendimento e realizar a atualização do cadastro no CadÚnico.

Com o cadastro atualização no programa governamental, o Ministério do Desenvolvimento Social poderá fazer uma nova análise para averiguar se a família voltou a fazer parte do grupo que tem direito ao benefício.

Veja também:

O que é o Bolsa Família

O Bolsa Família, que alguns ainda chamam de Auxílio Brasil, é um programa de assistência social implementado pelo governo brasileiro.

Ele oferece transferências de renda mensais para famílias em situação de pobreza e extrema pobreza.

O programa visa aliviar a vulnerabilidade econômica dessas famílias, condicionando o recebimento do benefício a compromissos como a frequência escolar de crianças e adolescentes e a realização de exames de saúde, contribuindo assim para a melhoria das condições de vida e o combate à desigualdade social no país.

Deixe um comentário